Veja como preparar a receita típica de Angola de Sopa de batata-doce com amendoim

 

TEXTO e FOTO: Renato Bazan | Adaptação web: David Pereira

Sopa de batata-doce com amendoim | FOTO: Renato Bazan

Sopa de batata-doce com amendoim | FOTO: Renato Bazan

História do prato: A batata-doce pode ter surgido na América do Sul, mas se alastrou rapidamente pela África depois que os navios mercantes ibéricos começaram a usá-la como suprimento na hora de retornar. Teria sido obra do próprio Cristóvão Colombo, em 1492, levar o tubérculo adocicado da Terra Nova e oferecê-lo como iguaria aos habitantes da costa oeste africana.

Hoje, ela é usada em praticamente toda a culinária do continente, e apresenta as características certas para o consumo no inverno: tem alto teor calórico, é fácil de cozinhar e fica deliciosa em sopas e cremes. Misturá-la com amendoim, uma especialidade da Terra Mãe, seria praticamente inevitável - e foi o que aconteceu, há centenas de anos, quando a sopa de batata-doce com amendoim se tornou um dos principais pratos invernais dos países costeiros da África.

Ingredientes:

1 colher de sopa de Óleo de Soja

1 Cebola grande

2 dentes de Alho

2 colheres de chá de Gengibre

1 ½ colher de chá de Cominho em pó

1 ½ colher de chá de Coentro em pó

½ colher de chá de Canela em pó

1 pitada de Cravo em pó

3 Tomates médios

2 Batatas-Doces grandes

1 Cenoura

1 litro de água

1 colher de chá de sal

40 g de Amendoim sem sal

1 pitada de Pimenta-Caiena

2 colheres de sopa de Pasta de Amendoim

1 maço de Coentro fresco

Modo de preparo de Sopa de batata-doce com amendoim

 

Antes de ligar o fogo, pique a cebola, o alho, o gengibre, o tomate e o coentro. Descasque e então pique as batatas doces, cenoura e os amendoins. Numa panela alta, comece esquentando o óleo de soja em fogo médio por alguns segundos, e enquanto acrescente a cebola e frite-a até ficar dourada (aproximadamente 10 minutos). Acrescente o alho, o coentro, o gengibre, o cominho, o cravo e a canela e, sem esperar, misture tudo, mexendo até que a mistura fique uniforme. Acrescente imediatamente os tomates picados, a batata doce e a cenoura. Mexa por aproximadamente 5 minutos, sem parar para que não queime, e então adicione a água e o sal. Espere o fervor e, ao atingí-lo, abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhando por 30 minutos. Ao término desse tempo, bata a sopa em um liquidificador junto com o amendoim até que o caldo se torne cremoso. Acrescente a pimenta-caiena e retorne a sopa para o fogo baixo. Acrescente a pasta de amendoim e misture-a vigorosamente, até que ela desapareça completamente no creme. Para finalizar, deixe a sopa no fogo por quanto tempo quiser, até que ela atinja a consistência que mais agrade, e sirva-a coberta com coentro fresco.

 

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 192.

Comentários

Comentários