img_7664Arlindo Cruz continua internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na sexta-feira, 17. De acordo com um boletim médico divulgado pelo hospital nesta quinta-feira, 23, ele segue em estado grave, porém estável, e em processo de redução da sedação: "O cantor Arlindo Cruz segue internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O estado de saúde do paciente ainda é grave, porém estável. Os médicos Marcelo Kalichsztein e Gustavo Nobre seguem com o planejamento terapêutico previsto e ainda não há previsão de alta. O processo de redução da sedação continua de forma cautelosa, com o objetivo de controlar a pressão do cantor".

15034499_1805129719769736_8449278879821987840_nFilho: "Uma vitória por dia"
Arlindinho, filho de Arlindo, contou também em seu perfil no Instagram que hoje o pai respondeu a estímulos. "Abriu os olhos. Minha mãe pediu e ele abriu a boca. Uma vitória por dia", comemorou. Em um outro boletim divulgado pela família do cantor na quarta-feira, 22, foi informado que ele já respira de forma espontânea: "O cantor Arlindo Cruz segue internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ontem (21/03), a equipe médica fez uma traqueostomia no paciente e o procedimento foi realizado sem intercorrências. A sedação vem sendo reduzida e o cantor já está respirando de modo espontâneo, além de abrir os olhos aos estímulos cerebrais. Houve progressos nos últimos dias, mas o quadro de saúde ainda é considerado grave e não há previsão de alta". Na ocasião, Arlindinho contou ao EGO que enquanto o pai está internado ele irá substituí-lo nos palcos nos shows que já haviam sido agendados.

"Tenho para mim que ele já saiu dessa"
Arlindinho também fez um post no Instagram se dizendo confiante na recuperação do pai: "Nunca perdi a esperança. Tenho para mim que ele já saiu dessa e iremos cantar muito juntos ainda!". Ele também se manifestou em seu perfil no Facebook agradecendo: "Deus, obrigado por mais um dia de vida e por mais um dia de evolução no quadro do meu pai, que ainda é grave, porém estável. Sinto energias positivas de todos os lugares e de todas as crenças. Obrigado povo do bem!".

Traqueostomia
Na terça-feira, 21, ele foi submetido a uma traqueostomia. O procedimento consiste em criar um orifício artificial cirurgicamente na parte da frente do pescoço e na traquéia. A traqueostomia é indicada para casos em que o paciente tem dificuldade de respirar pelas vias aéreas e nas incubações prolongadas. O recurso substitui o tubo que leva o oxigênio aos pulmões e ajuda a preservar as cordas vocais, já que a presença do tubo ocasiona um atrito com as cordas.

O filho do cantor, Arlindinho, fez um post falando sobre o procedimento ao qual o pai foi submetido: "Foi feito hoje um procedimento para preservar as cordas vocais e ajudar na respiração , já, já Arlindão tá de volta", disse ele.

Mais cedo, Arilindinho, em conversa com o EGO, explicou o que levou os médicos a optarem pela traqueostomia. "É muito incômodo ficar com o tubo de oxigênio pela garganta. Além disso, esse tubo poderia danificar as suas cordas vocais e comprometer sua voz. Com a traqueostomia não, sua voz será preservada", disse ele.

Entenda o caso
Na sexta-feira, 17, Arlindo foi levado inconsciente a emergência de um hospital púlbico na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após sofrer um AVC. O cantor desmaiou enquanto tomava banho. Ele iria viajar para São Paulo como filho onde iriam apresentar o show "2 Arlindos". Transferido para a Clínica São José, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, Arlindo Cruz vem apresentando melhoras em seu quadro. A sedação vem sendo reduzida e ele apresentas sinais de consciência.

17437455_597612627102760_8257465073446944768_n

Fonte: EGO

Comentários

Comentários