Veja algumas atividades interessantes com temática afro na 8ª Primavera dos Museus

 

TEXTO: David Pereira | FOTO: Divulgação Museu Afro Brasil

Atividades com temática afro na Primavera dos Museus | FOTO: Divulgação Museu Afro Brasil

Atividades com temática afro na Primavera dos Museus | FOTO: Divulgação Museu Afro Brasil

Entre os dias 22 e 28 de setembro, 761 museus e instituições culturais participarão da 8ª Primavera dos Museus, evento organizado pela Coordenação de Promoção e Gestão de Imagem Institucional. A iniciativa, que visa estimular a população a visitar os museus do país, neste ano tem como tema "Museus Criativos".

Em São Paulo, o Museu Afro Brasil realizará diversas atividades como visitas temáticas na exposição "Espírito da África: Reis Africanos", brincadeiras africanas e oficinas sobre línguas congolesas. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para se increver, basta mandar um e-mail para eventos@museuafrobrasil.org.br indicando a atividade escolhida. A programação completa com os dias e horários das atrações pode ser consultada pelo site do museu.

Também em São Paulo, a Fundação Cultural EMA Gordon Klabin apresenta no dia 27 de setembro o espetáculo "Spirituals" onde os visitantes poderão escutar músicas características dos escravos negros dos EUA.

Ainda na região sudeste, a mostra "Todas as Faces de Maria" homenageia as mulheres ao apresentar a história da importante líder comunitária Maria Laurinda Adão. A exposição será aberta no dia 23 de setembro no Museu Capixaba do Negro (MUCANE), no Espírito Santo.

Já em Salvador, na Bahia, o Museu Eugênio Teixeira Leal, entre outras atividades, traz a exposição "Heróis Negros da Etnia Brasileira" que por meio de quadros e esculturas destaca grandes personalidade negras do Brasil. Vale lembrar que esta mostra começa antes da Primavera dos Museus, no dia 17 de setembro.

Apresentando filmes com temática afro-brasileira, o Ponto de Memória Negros do Riacho, no Rio Grande do Norte, também é um dos museus envolvidos no evento.

Acesse a programação e todas as atividades da 8ª Primavera dos Museus.
Gostou? Veja mais matérias na Revista Raça Brasil.

Comentários

Comentários