Revista Raça

Capa

Bia Ferreira será a grande atração do Sarau da 9º Flimar

  • Autor: redação redação

  • Publicado em: 04/12/2018

  • Comentários:

Música, teatro dança, poesia e discussão sobre diversos assuntos relacionados à mulher marcarão o Sarau da 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). O evento acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 18h e abre as programações noturnas da Festa Literária.

Em sua nova formatação, o Sarau irá trabalhar quatro manifestações das artes. No primeiro dia do evento, serão trabalhadas as formatações de música e poesia. Já no segundo dia, o teatro e a dança serão os protagonistas do Sarau, que tem duração de

Este ano, a principal atração do Sarau será  Bia Ferreira.  Além de ativista, Bia é multi instrumentista, cantora de jazz, blues, soul e compositora. Bia vem de uma família tradicional evangélica e aos 15 anos já havia percebido que poderia fazer da música sua profissão.

Apesar de sua principal formação musical ser o piano, a cantora toca um total de 26 instrumentos, entre eles, violão, baixo, guitarra e cavaquinho, além de instrumentos de percussão. No ano de 2011, Bia escreveu duas de suas músicas mais conhecidas “Cota não é esmola e “Não precisa ser Amélia”. As composições se deram, após entrar na faculdade, no ano de 2009, quando a cantora percebeu o baixo índice de negros no ambiente da universidade.

Bia Ferreira já tocou no mesmo palco que o rapper Criolo, além de suas parcerias com grandes influências do cenário do rap feminino nacional, como Preta Rara e Luana Hansen.

No primeiro dia do Sarau, que acontece na sexta-feira (14), os deodorenses irão contar, além de Bia Ferreira, com apresentações da Escola Técnica de Artes (ETA), Músicos e Poetas Deodorenses.

A Escola Técnica de Artes (ETA) abre as programações dos dois dias. As turmas de teatro irão apresentar monólogos, pequenas peças músicas e poesias sobre assuntos relacionados às mulheres. Ainda na sexta-feira (14), músicos e poetas deodorenses irão se apresentar, interpretando canções com temáticas voltadas a mulher, como forma de abrir os temas que serão discutidos, a exemplo, resistência feminina, empoderamento, violência contra a mulher, entre outros. Quem fecha o primeiro dia de Sarau, é Bia Ferreira.

No sábado (15), a Escola Técnica de Artes (ETA) abre as apresentações. Em seguida, a Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (ACTRANS) irá realizar apresentações voltadas para a temática da mulher transexual. A ACTRANS realiza apresentações como forma de combater preconceitos, ganhar visibilidade e se projetar no meio artístico.

Encerrando a última noite de sarau, será a vez do escritor carioca, Gustavo Lacombe, que vai realizar conversação e leitura de textos. Lacombe já possui três livros publicados e seus textos ressaltam a importância da mulher e a valorização de uma relação saudável. O escritor também esteve presente na 8º da Festa Literária.

De acordo com o organizador do Sarau da 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, Antônio Carlos Souto, o intuito é levar para o público presente discussões através da arte.

“A principal proposta do sarau é tratar de assuntos raciais como a mulher negra, assim como a violência contra a mulher, feminicídio e o assédio. Nós iremos abordar diversos pontos todos voltados às temáticas que serão abordadas na Flimar. Este ano, o evento acontece no Adro do Convento Franciscano, em um espaço aberto para que chame a atenção do público”

Fonte: cada minuto

Comentários

Comentários