Revista Raça

Capa

Curso gratuito em produção cultural tem inscrições abertas em BH

  • Autor: hamalli

  • Publicado em: 27/11/2018

  • Comentários:

Jovens interessados na formação em produção cultural podem se inscrever para participarem do curso gratuito de assistente de produção. A atividade faz parte da Temporada FAN, evento que abrange diversas iniciativas sob a temática das artes negras. As inscrições terminam no dia 10 de dezembro e são voltadas, principalmente, a jovens entre 16 e 29 anos de idade, moradores de periferia e que tenham algum envolvimento com atividades culturais.

De acordo com o Instituto Periférico, o curso tem o objetivo de ampliar as possibilidades de trabalho nas produções da cidade, fomentar a articulação entre agentes culturais e oferecer instrumentos e técnicas de trabalho para os participantes, além de articular a prática de produção com as discussões sociais, raciais e culturais dentro de Belo Horizonte.

Dentre as disciplinas estudadas, há temas como Educação, Cultura e Sociedade, Cenário da Produção Cultural, Juventude e Trabalho e Linguagens. No corpo docente, as presenças do professor mestre em educação Marco Antônio Silva e da jornalista mestre em comunicação Carolina Abreu Albuquerque.

A curadoria do curso é do produtor cultural mestre em educação Romulo Silva e da produtora cultural e relações públicas Ana Alyce Ly.

O curso de assistente de produção cultural será realizado entre 14 de janeiro e 20 de fevereiro de 2019 e tem carga horária total de 81 horas, divididas em aulas que acontecerão quatro vezes por semana, das 19h às 22h, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 - Centro).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Temporada FAN

Segundo o Instituto Periférico, a Temporada FAN promove uma série de atividades entre oficinas, workshops, shows e atividades culturais, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019.

O evento é uma realização do Instituto Periférico, com o incentivo do Governo de Minas Gerais e Secretaria Estadual de Cultura, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio da CEMIG. Todas as ações do evento têm entrada gratuita.

Festival de Arte Negra - FAN-BH

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

O evento tem periodicidade bienal e, desde 1995, atua como instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais.

 

Fonte: hoje em dia

Comentários

Comentários