O prefeito ACM Neto e o rei do Império Asante em Gana, Otumfuo Osei Tutu II, se encontraram na tarde desta segunda-feira (16), no Palácio Thomé de Souza. No encontro, parte da programação de visita da autoridade africana ao Brasil, foram apresentados projetos sociais desenvolvidos em Gana e possíveis colaborações de Salvador nas iniciativas.

O rei Otumfuo II tem marcado a gestão à frente do Império Asante pelo encorajamento à arbitragem dentro e fora da África. O governo de Gana apontou a autoridade como Presidente do Comitê dos Chefes Tradicionais do país, com responsabilidades sobre importantes questões litigiosas envolvendo outras lideranças tradicionais, cujo agravamento tem potencial para desestabilização de todo o país.

Em 18 anos de gestão, o político foi responsável pela criação do “Fundo Otumfuo para Educação” para promoção da educação de qualidade que envolve 5 mil crianças; e pela fundação para apoio a crianças vítimas de Aids. No período, também foi lançado o Fundo para a Saúde, criado para promover cuidados básicos de saúde para a população rural; assegurou recursos do Banco Mundial para o projeto “Promovendo a parceria com as lideranças tradicionais (em Gana)”, para apoiar lideranças tradicionais no uso eficiente dos próprios recursos, dentre outras ações.

Comentários

Comentários