Exposição "Foco Negro" mostra a história afro-brasileira por meio de fotos de grandes personaldiades negras

 

TEXTO: David Pereira | FOTO: Luís Paulo Lima

Série Retratos - Ruth de Souza | FOTO: Luís Paulo Lima

Série Retratos - Ruth de Souza | FOTO: Luís Paulo Lima

A partir do dia 18 de dezembro até 30 de janeiro de 2015, a Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, em Bauru (SP), recebe a exposição fotográfica "Foco Negro". A mostra apresenta a história da cultura afro-brasileira por meio de retratos de personalidades negras, desde o século XIX até atualmente.

São 50 fotografias produzidas por fotógrafos renomados como Pierre Verger, Madalena Schwartz e Luiz Paulo Lima. Entre as celebridades fotografadas estão Machado de Assis, Arthur e João Timótheo, Elza Soares, Milton Santos, Ruth de Souza, Pelé, entre outros.

A mostra pertence ao Museu Afro Brasil e faz parte do "Projeto Itinerâncias", da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Segundo Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil, o objetivo da mostra "é resgatar a história e a memória daqueles que foram esquecidos, ou são pouco lembrados, pela história oficial. Esses retratos podem ser considerados flagrantes históricos de homens e mulheres protagonistas da cultura afro-brasileira".

A entrada é gratuita.

Informações da Galeria Municipal Angelina W. Messenberg:

FUNCIONAMENTO: Terças às sextas-feiras – 10h às 17h

ENDEREÇO: Avenida Nações Unidas, n° 8-9, piso superior do Teatro Municipal, Centro - Bauru.

(14) 3235-1088/1072

Gostou? Veja mais matérias na Revista Raça Brasil.

 

Comentários

Comentários