Veja os detalhes da peça "Encontro no Cortiço", apresentada pelo Grupo Quilombo de Teatro, em São Paulo

 

TEXTO: Redação | FOTO: Divulgação | Adaptação web: David Pereira

Grupo Quilombo de Teatro | FOTO: Divulgação

Grupo Quilombo de Teatro | FOTO: Divulgação

A Praça Victor Civita, eleita uma das mais belas da cidade de São Paulo, recebeu com alegria o Grupo Quilombo de Teatro, com a peça “Encontro no Cortiço”, projeto contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O espetáculo é uma encenação que mescla teatro e circo e com forte linguagem da cultura popular, convidando o público à interação nesse “encontro no cortiço”. Nesse cenário, os personagens vivem estórias independentes que, em comum, realçam a identidade da cultura nacional, os conflitos entre classes e a miscigenação racial. Para isso, a montagem recorre a manifestações religiosas, danças afros, tradições populares e ao folclore.

O grupo se conheceu em curso de interpretação e produção teatral do Estúdio de Treinamento Artístico (ETA), formando dentro da Cia. Teatral o Encontro, os espetáculos “O Encontro dos Brinquedos e das Brincadeiras” e “Tempo, tempinho, tempão”. Em 2013 por meio da direção Vinicius Alves, em projeto paralelo à Cia., o grupo foi contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI da Prefeitura de São Paulo com o projeto “O Encontro no Cortiço” que realizou a adaptação teatral da obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e a circulação de espetáculo, o cina e debates em locais como as Bibliotecas Belmonte e Monteiro Lobato, Casa Fora do Eixo SP e Festival Satyrianas – edição 2013.

Em 2014, os atores formaram o grupo Quilombo e retomaram o projeto do “Encontro no Cortiço”, sendo novamente contemplados pelo VAI, incluindo 20 apresentações em todas as zonas da cidade de São Paulo.

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 193.

 

Comentários

Comentários