Revista Raça

Capa

Mostra Sou África chega ao CCBB em outubro com cinema atual africano

  • Autor: redação redação

  • Publicado em: 28/09/2018

  • Comentários:

Durante os dias 2 e 7 de outubro, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) receberá a mostra Sou África - O cinema africano do presente como parte da programação do Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes.
As exibições principais, com 16 filmes entre longas e curta-metragens, serão dedicadas ao cinema contemporâneo de países da África Subsaariana. Haverá ainda sessão infantojuvenil e retrospectiva de Idrissa Ouedraogo, de Burnina Faso, país do oeste africano.
O célebre cineasta morreu em fevereiro deste ano e será homenageado com projeção de dois dos mais importantes filmes dele: Samba traoré (1993) e Tilai - Questão de honra (1990). Esse último abrirá o festival e será apresentado pelo professor, crítico de pesquisador de cinema e quadrinhos, Ciro Marcondes.
A cantora Félicité vive com seu filho Samu, adolescente numa área pobre de Kinshasa (Congo). Samu, sofre um acidente e Félicité precisa juntar um dinheiro para que o rapaz não tenha a perna amputada. Felicité parte numa jornada individual pela cidade para resolver a situação.
Andy,  de 13 anos é enviado de sua casa na França para morar com uma família que vive na área rural de Burkina Faso. O menino se depara com outros hábitos com os quais terá de se acostumar
Documentário sobre mulheres negras dentro do processo colonial europeu na África e nas Antilhas. O filme enfoca a mulher negra e os clichês específicos relacionados a duas dimensões indissociáveis das identidades "mulher" e "negra".
Emma, uma jovem advogada, é a filha de um antigo gerente de vendas de uma empresa de mineração. Ainda criança ela teve que se refugiar durante uma ocupação na área de mineração por um grupo de rebeldes. Um dia, um juiz pede a Emma para defender um rebelde capturado pelo exército.
Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Comentários