O mercado de cosméticos é vasto. Em qualquer perfumaria, farmácia ou supermercado que você entre há uma infinidade de produtos para higienizar o cabelo. E é aí que vem a dúvida: O que levar?

Escolher o shampoo ideal faz toda a diferença para manter o cabelo bonito e, para isso, é preciso, antes de tudo, conhecer o seu tipo de cabelo e suas necessidades. Foque nos produtos indicados para o seu tipo de cabelo. Leia os rótulos com atenção. Mas, se você tem um problema ou uma doença dermatológica, procure a ajuda de um profissional.

O meu cabelo é crespo, tipo 4A. Isso significa que tem cachos definidos e finos, que começam na raiz. É naturalmente seco e quebra com facilidade. Por isso, uso produtos com fatores máximos de hidratação e emoliência.

No meu cabelo, produtos com cerâmicas, proteínas do leite, manteiga de frutas (karité, coco, abacate, cupuaçu e oliva) deixam meus fios uma seda. Então, se no rótulo do produto que estou comprando têm algum desses componentes, logo coloco na sacola. Sou adepta do método curly girl, então, além dessas propriedades, meu shampoo não tem sulfato.

Como faço colorações com frequência, intercalo com shampoo que tem a função de repor massa capilar. Eles costumam ter aminoácidos e colágeno.

Se o seu cabelo é cacheado, o shampoo ideal poderá ter basicamente os meus componentes dos meus, mas, talvez os óleos deixem seu cabelo pesado. Mas, vale fazer o teste. Os shampoos sem sulfato e de pouca espuma, os chamados low poo, podem fazer sucesso no seu cabelo.

Se o seu cabelo é liso, ainda que relaxado, alisado ou com progressiva, certamente produz mais oleosidade e, às vezes, até caspa. Geralmente os shampoos para cabelos nessas condições contém ação de limpeza profunda, jojoba, chá verde, arnica e alecrim.

Então, a minha principal dica é identificar o seu tipo de cabelo, experimentar e quando encontrar o produto ideal, anotar os princípios ativos dos cosméticos. Além disso, uma boa consulta com um profissional poderá ajudar muito em uma segunda compra.

 

Com informações de: https://www.cosmeticosnina.com.br/blogs/diariodanina/truque-rapido-para-escolher-o-shampoo-ideal

 

Rachel Quintiliano

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

Comentários

Comentários