Revista Raça

Colunistas Destaque

Planejamento: garantia de assertividade

  • Autor: Amarildo Nogueira

  • Publicado em: 27/03/2018

  • Comentários:

Em toda execução de uma atividade, seja ela qual for, utilizamos um planejamento, seja ele através de um simples pensamento ou elaborado em detalhes descrevendo cada passo. Algumas pessoas, que pelo fato de conhecer todo o processo, acreditam que não é mais necessário planejar, mas elas estão muito enganadas pensando desta forma. Uma das tarefas mais importantes de uma organização e também para a vida pessoal é o planejamento.

Dizemos que estamos planejando quando listamos as atividades do dia ou até mesmo quando pensamos em fazer um churrasco para os amigos, onde buscamos algumas informações importantes como; número de convidados, quantos quilos de carne comprar, quantos refrigerantes comprar, e outras informações importantes para que o churrasco transcorra conforme o planejado. Para compreender melhor o que vem a ser planejamento definimos como:

“Planejamento é a descrição ordenada, passo a passo, que tem como objetivo determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”

Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, objetivos pré-definidos. As atividades ou passos dados por uma organização devem ter uma continuidade, normalmente perfazendo um ciclo durante determinado período.

Dentre as muitas espécies de planejamento destacamos o planejamento estratégico, o planejamento operacional e até mesmo o planejamento pessoal. Para garantir assertividade e continuidade do planejamento precisamos definir metas que os conduzirão para o cumprimento do que foi planejado.

Mas o que vem a ser uma meta? A Meta é o resultado esperado até o final de um determinado ciclo (período), instituído. No começo do ciclo (período) indicamos um resultado específico que queremos obter no seu final.

Se acreditarmos que não precisamos planejar porque sabemos ”tudo” o que temos de fazer, deixaremos para trás uma grande oportunidade de crescimento. Precisamos ser competitivos para sermos capazes de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os nichos de mercado visados valorizam. Por isto se dá a necessidade de planejar o que queremos e devemos fazer, nos tornando cada vez mais competitivos.

Grande abraço e sucesso!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

 

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

Comentários

Comentários