Associação Satélite Prontidão tem nova diretoria

PORTO ALEGRE - Tradicional espaço de lazer, cidadania e entrenimento para a comunidade porto alegrense, com destaque à promoção da cultura afro brasileira, a Associação Satélite Prontidão termina 2017, ano em que completa 115 anos de atividades, elegendo sua nova diretoria para a gestão 2018 – 2021. A eleição foi realizada no ínicio de dezembro e terá a frente da sociedade Karina Souza Gonçalves. A nova composição diretiva do clube negro traz como vice-presidente social, Selmar Severo e na vice-presidência administrativa, Carlos Augusto dos Santos Lucas. A diretoria cultural será respondida por Patrícia Berg. A nova diretora do departamento de Promoção à Saúde é Lídia Santana. A assessoria social fica a cargo de Meise Moni e os assessores de Mídia e Comunicação Social são Carlos Augusto dos Santos Lucas Júnior e Cláudio Renan Farias.

Diretoria: Karina (ao centro para a direita), vai comandar o clube até 2021

A nova presidente eleita da Associação Satélite Prontidão para a gestão 2018 – 2021, Karina Souza Gonçalves (na foto, do centro para a direita) destaca que terá a importante tarefa de continuar o legado que o clube tem ao longo dos seus 115 anos. Uma casa que promove a cultura negra e que, como associação pública, trabalha em favor ao empoderamento de seus participantes e associados. Karina segue a sucessão feminina no comando da entidade cultural e social. Carmen Fontoura respondeu pela presidência do Prontidão ao lado de Iara Bittencourt Neves e demais conselheiros. Karina conclui dizendo que sua gestão irá desenvolver projetos e programas em prol da educação, cultura, saúde e lazer.

Fundada 14 anos após a Abolição da Escravatura, em 20 de abril de 1902,  a atual Associação Satélite Prontidão surgiu da iniciativa de algumas famílias negras de Porto Alegre que se uniram no propósito de construir uma sociedade que pudesse abrigar a cultura, as ideias e os costumes do povo negro. Além de recreativa, a então fundada Sociedade Satélite Porto Alegrense realizava atividades culturais e tinha como missão especial o preparo educacional da sua comunidade através de mutirões promovidos pelas senhoras da sociedade, no trabalho de alfabetização de alguns de seus sócios, seus filhos e crianças do entorno da sede social, que ficava na Cidade Baixa. A Associação Satélite Prontidão, hoje localizada em um ampla sede no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, foi considerada de utilidade pública no âmbito do Município de Porto Alegre, pela Lei n° 7425, de 11 de maio de 1994. No ano de 1997, a Associação passou a ser considerada de utilidade pública no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Decreto Lei de n° 1130 de 24 de julho de 1949.

Oscar Henrique Cardoso é Jornalista, radialista, escritor e apresentador de eventos. É formado pela PUCRS e atua como jornalista freelancer nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Comentários

Comentários