Veja como preparar o prato típico da Nigéria de Risoto de Frango e Carne com Curry

 

TEXTO e FOTO: Renato Bazan | Receita: Chef Dudu Ramos | Adaptação web: David Pereira

Veja como preparar este delicioso prato típico da Nigéria | FOTO: Renato Bazan

Veja como preparar este delicioso prato típico da Nigéria | FOTO: Renato Bazan

Escolher um prato nigeriano é sempre um desafio, dados os 389 grupos étnicos que povoam o país mais populoso da África, mas um ponto une essa constelação em línguas e costumes milenares: a colonização inglesa durante o século XIX, que serviu de catalisador para a unificação. Das interferências britânicas nos costumes culinários do país, certamente o mais forte deles é o molho curry, trazido da Índia para todas as outras colônias e centro desse risoto apimentado muito popular na Nigéria. Além da especiaria, um outro fator destaca o prato de seus similares: o uso simultâneo de frango e carne, tanto como acompanhamentos como ingredientes do arroz. Nada melhor para representar um país tão diverso e colorido quanto um prato inclusivo assim, não?

 

Receita de Risoto de Frango e Carne com Curry:

Ingredientes

1 xícara de Arroz Parboilizado

100g de Extrato de Tomate

½ lata de Ervilha

½ lata de Milho Verde

50ml de Leite de Coco

Sal a gosto

6 colheres de sopa de Azeite de Dendê

1 Cebola média

4 dentes de Alho

½ Pimentão médio

Pimenta de cheiro amassada a gosto

½ cubo de Caldo de Frango

½ cubo de Caldo de Carne

300ml de água

2 colheres de chá do molho Curry de sua preferência

250g de Patinho (cortado em cubos)

250g de Coxa de Galinha

 

Modo de preparo

 Pique a cebola, o alho e o pimentão e corte o patinho em cubos, se já não estiver assim. Numa panela pré-aquecida, coloque 2 colheres de sopa de azeite de dendê e metade do alho, fritando-o até que doure. Acrescente metade da cebola picada e coloque o patinho para fritar. Depois de um minutinho fritando, acrescente 1 xícara de água quente com o ½ tablete de caldo de carne dissolvido e deixe cozinhar até que a carne volte a fritar, com quase toda a água evaporada. Desligue o fogo, ponha essa panela de lado e faça o mesmo processo para a coxa de galinha, substituindo o caldo de carne pelo caldo de frango.
Para o risoto, selecione uma panela relativamente grande e coloque o arroz parboilizado submerso em água, com três dedos acima do nível do arroz, no fogo médio. Tempere com sal a gosto e aguarde aproximadamente 20 minutos, até que ele esteja bem cozido sem estar muito mole - você poderá adicionar água, se for necessário, para chegar a este ponto “aldente”. Em uma outra panela, use as últimas 2 colheres de azeite de dendê e acrescente a cebola, o pimentão e a pimenta de cheiro amassada, fritando tudo até dourar. Acrescente o extrato de tomate e o curry e, quando começar o fervor, despeje o arroz e misture tudo muito bem, até a homogeneidade. Coloque a ervilha, o milho verde e as carnes na mistura, remexendo até que o risoto fique uniforme, e por último cubra tudo com leite de coco e tampe a panela. Corrija com sal a gosto.

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 192.

Comentários

Comentários