O livro Século XIX, uma história recuperada retrata a escravidão brasileira com um novo olhar

 

Texto: Denise Pires | Foto: Divulgação 

Século XIX, uma história recuperada | Foto: Divulgação

Século XIX, uma história recuperada | Foto: Divulgação

Maria do Carmo dos Santos (mãe) e Dandara Yemisidos Santos (­ lha) apresentam, pela Editora Tribo, a história Juan Della Fiore, proprietário de escravos de uma fazenda em São Paulo em pleno século 19,casado com Dona Bernadete e pai da Sinhazinha Antonieta. As autoras trazem também a história da Anastácia e do Carlinhos, escravizados, que recebem a visitante Anaya, uma jovem negra, vinda do século 21.

Durante seis meses, ela assistiu cheia de curiosidade aos acontecimentos do cotidiano da fazenda, sem entender como, durante sua visita por lá, se passaram 30 anos. Os últimos 30 anos do período da escravidão no Brasil...Durante este tempo inexplicável, a jovem trocou receitas culinárias e de chás, e aprendeu com a sabedoria da an­fitriã Anastácia.

Emocionou-se coma sensação de já conhecer a propriedade, com o som da música africana, com o colorido alegre na magia das festas e com a força e bravura das pessoas escravizadas. Viu que a vida, em qualquer época, é cheia de desa­fios, mas que traz diferentes possibilidades de vencê-los, proporcionando ao ser humano conquistas e sucessos, quando as ações de cada um e, principalmente daqueles que detêm o poder são embasadas no respeito, na solidariedade e na justiça.

Comentários

Comentários