Revista Raça

Capa

Sem nenhum negro no estúdio, Ana Maria Braga usa peruca black power e fala sobre “moda”

  • Autor: hamalli

  • Publicado em: 24/05/2018

  • Comentários:

Ana Maria Braga vestiu uma peruca black power para dizer que os cabelos afro estão na "moda" e, sem nenhum negro ou negra no estúdio, utilizou manequins para dar dicas de penteado e falar sobre o corte de cabelo tão representativo para a população negra; nas redes, internautas acusam apresentadora de 'blackface'

A apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa “Mais Você” da manhã de quarta-feira (23), causou polêmica ao aparecer vestindo uma peruca ‘black power’ para falar sobre os cabelos afro que, segundo ela, “voltaram à moda”.

Sem nenhum negro ou negra no estúdio, a apresentadora deu discursos sobre o quão “bonito” e importante era o black power e ainda questionou os próprios negros que não o usam. “Que tal entrar na onda do black power? Vamos, Louro? Eu gosto muito desse cabelo, eu acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e alguns rapazes têm a possibilidade de ter um cabelo desses e, de repente, muda, alisa… porque é um negócio tão maravilhoso, né?”, disse.

Logo cedo, o Twitter já estava repleto de críticas de internautas negros contra a apresentadora, acusada por eles de ‘blackface’ – que consiste na prática de um branco se fantasiar de negro com sentido pejorativo e tomando o seu lugar de fala. “Ana Maria Braga falando de orgulho negro, black power e estilos de cabelos de pessoas negras… Enquanto usa uma peruca de afro. Quer que eu desenhe onde está o problema?”, escreveu uma internauta.

A polêmica ainda vai além pelo fato de a produção do programa não ter chamado nenhuma negra ou negro para falar sobre o penteado tão representativo à essa população. Ao dar dicas sobre o visual, inclusive, Ana Maria fez demonstrações com manequins, e ainda disparou: “Eu tô procurando aqui alguém [no estúdio] e eu acho que vou fazer no careca (risos). Não tem ninguém com o cabelo… por que será? (risos)”.

Essa não é a primeira vez que o programa de Ana Maria Braga é acusado de ‘blackface’. Em 2016, em um dos quadros do programa, um dos participantes se vestiu de ‘nega maluca’ e foi alvo de inúmeras críticas nas redes sociais.

Confira, abaixo, parte da repercussão com relação ao programa.

 

Comentários

Comentários