O meu cabelo é crespo, tipo 4A e, há pouco mais de dois anos, descobri que o gel é um ótimo aliado para modelar meus cachos.

Na verdade, uma grande amiga que tem cabelo cacheado e usa gel há anos, sempre me falou que era a única coisa que modelava e dava volume na medida certa. No começo, fiquei bastante desconfiada porque quando pensava em gel, vinha na minha cabeça aquela memória do Soul Glo, aquele gel efeito molhado que o personagem de Eddie Murphy descobriu no filme Um príncipe em Nova Iorque. – Isso, definitivamente, ficou lá no passado, na década de 1980.

Na busca do produto perfeito, experimentei desde os géis comuns, até aqueles específicos para cabelos crespos e cacheados. Alguns deram certo, outros não. Acabei dando preferência para produtos livres de derivados de petróleo e de álcool.

Também descobri como encontrar o gel perfeito, sem ter que experimentar no cabelo. Pingo algumas gotas no braço, se ficar pegajoso não levo. Se o toque for suave, levo.  Para funcionar mesmo no cabelo crespo e cacheado e não deixar aquele aspecto molhado, grudento ou estático e, às vezes, faço o meu próprio gel de linhaça.

Na minha opinião, o gel é um grande aliado dos cabelos crespos e cacheados, porque ajuda a dar forma aos cachos, mantem o cabelo arrumado o dia inteiro, protege do vento, da umidade, da poluição e até do sol, se tiver fator de proteção solar e, dependendo da composição do produto, pode dar uma forcinha na nutrição e na reconstrução dos fios.

 

Minha receita de gel de linhaça

Coloco duas ou três colheres de sopa de semente linhaça (marrom ou dourada) em uma panela e acrescento três xícaras de água e deixo ferver por, mais ou menos, cinco minutos ou até que comece a formar um gel. Desligo o fogo, passo em uma peneira de pano e deixo esfriar. Pingo algumas gotas de óleo essencial de lavanda e guardo o gel na geladeira. Vou usando durante uma semana. O Gel de linhaça modela, não pesa no cabelo e dá um brilho extra aos crespos e cacheados.

 

Com informações de: Tem cabelo crespo ou cacheado? Abuse do gel!

Rachel Quintiliano

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

Comentários

Comentários