Saiba com surgiu o Trio Mocotó

 

Texto: Oswaldo Faustino | Foto: Divulgação| Adaptação web Sara Loup

Trio Mocotó | Foto: Divulgação

Trio Mocotó | Foto: Divulgação

Em 1968, o pandeiro nas mãos de Nereu era um objeto de malabarismo, no show O teu cabelo não nega, dirigido por Carlos Machado, na boate Nigth and Day, do Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro. Terminada a temporada carioca, o show se transferiu para a boate Urso Branco, em São Paulo.  Finda essa temporada, Nereu permaneceu na capital paulista. E foi em São Paulo que ele conheceu seu conterrâneo Fritz Escovão, um mestre da cuíca com sua vasta cabeleira Black power. Ambos tocavam na histórica boate Jogral, De Luiz Carlos Paraná.

Diariamente, por volta das 22 horas, já não cabia mais ninguém na Jogral. A convite de Nereu e Fritz,o carioca Jorge Ben (hoje, Jorge Benjor), que fazia muito sucesso no Rio com a música Bicho do Mato, foi dar uma canja naquela boate, acompanhado pelos dois amigos e o percussionista Parahyba. Ben se tornou habitué da casa, e os três passaram a acompanhá-lo nos shows, inclusive, em turnês internacionais.

“Vivíamos comentando os belos mocotós (pernas) das moças, de minissaia. O maestro Erlon Chaves se interessou pela música e a inscreveu no V Festival Internacional da Canção (FIC), da Globo. “Estávamos em Paris nos apresentando no Olympia e viemos direto para o Rio participar do festival, juntamente com o Erlon e a Banda Veneno, comum coral de 40 vozes negras”, conta.

Só aí o trio foi batizado de Motocó. O Trio Mocotó seguiu carreira própria e Jorge Bem montou a Banda do Zé Pretinho, mas a amizade continuou.Entre alguns tapas e muitos beijos, o Mocotó viveu separações, substituições de integrantes e reencontros. Nereu emplacou carreira solo. Interrompendo o largo sorriso, ele fala sério: “Mas para fazer qualquer show,como Trio Mocotó, eles precisam, antes, falar comigo”.Volta a gargalhar e conta que está focado no Nereu Mocotó & Swing.

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 163

Comentários

Comentários