Anos de relaxamento, progressiva escova, chapinha e uma série de procedimentos podem te confundir sobre o seu tipo de cabelo.

Este não é um privilégio seu. Muita gente não conhece o próprio cabelo e, por vezes, tem dúvidas sobre o que usar para cuidar dele. A grande verdade é que uma parcela significativa da população brasileira, devido a miscigenação racial, apresenta mais de um tipo de cabelo. Às vezes é mais liso na nuca e mais crespo na frente ou no meio e vice-versa.

Para ajudar, pessoas como eu e você, que neste momento devem estar se perguntando: qual é o meu tipo de cabelo?, o cabeleireiro Andre Walker criou o Andre Walker Hair Typing System, um sistema que identifica e agrupa o cabelo em quatro tipos: liso, ondulado, cacheado e crespo. Mas, não é tão simples assim, para cada um desses quatro tipos, existem subdivisões.

O cabelo do tipo 1 são os lisos; do tipo 2, ondulados; do tipo 3, cacheados e do tipo 4, crespos.

O tipo 1A é aquele extremamente liso e fino. O 1B, tem um fio um pouco mais grosso. O 1C é grosso e com mais volume. O cabelo liso tende a ser mais oleoso e, por isso, quem tem este tipo de fibra costuma lavar todos os dias.

 

 

 

O 2A parece um cabelo liso, mas, tem ondas marcadas. O 2B as ondas são mais estruturadas e parecem até formar pequenos cachos nas pontas. O 2C tem ondas mais visíveis ainda e um cacho que parece uma espiral aberta. Se você tem este tipo de cabelo e adora mudar todos os dias o penteado, talvez seja hora de dar preferência por produtos que tem função de hidratar os fios (repor água).

 

O 3A tem cachos bem definidos, mas, geralmente é mais fino.  A raiz costuma ser lisa e os cachos vão se formando no cumprimento do cabelo. 3B é um cabelo com cachos mais fechados (molinhas), mais grosso e com mais volume. No 3C os cachos costumam começar na raiz do cabelo, são mais fechados e o fator de encolhimento é maior. No dia a dia, os produtos mais usados, por quem tem cabelo cacheado, são aqueles sem sulfato, sem sal, com fatores emolientes e nutrientes.

No 4A os cachos são bem definidos, começam na raiz e o cabelo geralmente é mais fino. O 4B forma um cacho bem apertadinho em formato de zig zag, com fator de encolhimento maior e com bastante volume. No 4C os cachos são menos definidos, tem bastante volume é um cabelo muito frágil e fino. Produtos com alto fator de hidratação costumam dar bom resultado no dia a dia, mas, em pequenas quantidades para não pesar nos fios.

 

 * com informações do site: https://www.cosmeticosnina.com.br/blogs/diariodanina/voce-sabe-qual-e-o-seu-tipo-de-cabelo

 

Rachel Quintiliano

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

 

 

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

 

Comentários

Comentários