Santa Sara Kali é a padroeira do povo cigano, das mulheres que querem engravidar, do bom parto, dos exilados e dos desesperados. Santa Sara foi canonizada em 1712 pela igreja católica, mas até hoje omite seu culto. O apelido ou sobrenome atribuído a Santa Sara é Kali. A palavra kali quer dizer "negra" em hebraico. Por isso, nas imagens, Santa Sara é representada como uma mulher de pele negra ou mulata, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e consagração a Deus.

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô (lenço), o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.

santa

A tradição pede que a mulher compre uma imagem da Santa Sara e reze todos os dias para ela, pedindo sua benção e sua iluminação para a maternidade e sua gestação. Semanalmente pode-se acender duas velas, uma branca e uma azul em homenagem a Santa. Após o nascimento do bebê a mamãe deverá passar adiante sua imagem e doá-la a uma gestante próxima a ela.

Oração a Santa Sara

 Santa Sara, nos ampara, abra nossos olhos espirituais, para que não sejamos vítimas das injustiças e das maledicências. E que não tenhamos inimigos, pois todos nós somos irmãos! E que eu pratique a luz, a devoção á vós e que nunca aja de forma cruel com meus semelhantes, e que eles não se tornem cruéis incluindo os que professam a vossa devoção!

 Pela alegria dos ventos, da lua cheia, do sol que nos ampara, através do fogo divino, pelas águas abençoadas que nos fornece a vida e o alimento pela terra que piso com orgulho de ser sua devota, recorro á vós pedindo: amor, paz, luz, sorte, saúde para mim e minha família!

 Agradeço-te, também pela energia de luz que recebo neste momento. Eu que oro e recebo de vós a luz que necessito, abençoe-me com a maternidade, prepare meu ventre, prepare meus ovários e ilumine minha gestação. Pelas fitas coloridas, pelas rendas, pelas músicas alegres do povo cigano, dedico esta prece para todo povo cigano e criaturas da natureza.

Que assim seja!!!

 Salve nosso Povo Cigano, Salve Santa Sara Kali.
Apchá, Santa Sara.

Comentários

Comentários