12 de Novembro: Dia Mundial do Hip Hop
O Dia Mundial do Hip Hop é comemorado em 12 de novembro, data que marca a fundação da Universal Zulu Nation, em 1973, nos Estados Unidos, considerada a primeira e mais importante organização do movimento. Criada por Afrika Bambaataa no Bronx, Nova York, a Zulu Nation surgiu como uma alternativa pacífica aos conflitos violentos entre gangues e foi um marco no nascimento do hip hop.
O movimento se consolidou na década de 1970, com influências de estilos musicais afrodescendentes como funk, R&B, blues, rock, reggae e jazz. Clive Campbell, conhecido como Kool Herc, foi o pioneiro ao organizar festas de rua, ou “block parties”, no Bronx, onde o DJing se tornou central. Juntamente com Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash, Kool Herc ajudou a definir os elementos fundamentais do hip hop: o DJ, o MC, o Breaking e o Graffiti.
Nos anos 1980, o hip hop ganhou destaque mundial e chegou ao Brasil, onde se espalhou, especialmente em São Paulo, com as batalhas de rap e breakdance no bairro da República. No país, o movimento se consolidou como uma forma de resistência das periferias, dando voz aos excluídos e denunciando injustiças sociais. Além das fortes críticas sociais, as festas de hip hop eram marcadas pela experimentação musical, com DJs remixando faixas clássicas e criando novas batidas para engajar e emocionar o público.
Por Sabrina Andrea @sabrandrea