Home Capa Apenas 7,4% dos comerciais são protagonizados por mulheres negras, revela pesquisa

Apenas 7,4% dos comerciais são protagonizados por mulheres negras, revela pesquisa

Mulheres negras protagonizam somente 7,4% dos comerciais de televisão —excluindo os que são estrelados pelo produto ou pela sociedade de forma mais abstrata. O dado é da pesquisa Todxs, da agência Heads, obtida com exclusividade pela Folha de São Paulo.

Considerando somente os comerciais protagonizados por mulheres, 70% deles são com brancas, apenas 17% com negras e 13% com diferentes grupos raciais.

Homens negros também aparecem menos do que brancos. Apenas 22% das propagandas estreladas por homens têm negros protagonistas.

O estudo analisou 2.999 comerciais veiculados nos canais Globo e Megapix entre 22 a 28 de fevereiro de 2019. Segundo a pesquisa, a diversidade racial aumenta para 81% quando há várias pessoas
e gêneros representados.

Em entrevista à Folha de São Paulo, publicitária e coordenadora do estudo, Isabel Aquino, que se declara parda., comentou o por que desta ausência de negros e negras nos comerciais: “Quando há muitas pessoas em cena, a marca se sente mais confortável para colocar diversidade, é meio lógico. É aquele comercial de fastfood que tem várias pessoas mordendo o sanduíche”,

Ela diz que o negro costuma aparecer como coadjuvante ou dividindo o protagonismo com brancos. “A publicidade ainda é muito racista.”

Isabel afirma que apesar de o setor de cosméticos e beleza ter incorporado a diversidade, 55% dos comerciais analisados não tinham negros.

Entre os segmentos que quase ignoram os negros estão sites e aplicativos, serviços financeiros e automóveis. “O segmento automobilístico, por exemplo, não coloca muita mulher e é omisso em relação a negros”, diz Isabel.

Fonte: Noticia Preta

Comentários

Comentários