Clara “Mineira” Nunes ganha exposição em Belo Horizonte

Com o título “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”, o MUMO-BH (Museu da Moda de Belo Horizonte), recebe em parceria com o Instituto Clara Nunes a nova exposição em homenagem à cantora Clara Nunes. A trajetória da artista será contada através de seus figurinos e acessórios pessoais, ela que era autêntica e algumas vezes extravagante, com rendas e contas que predominavam em suas vestimentas. A maioria de suas roupas eram assinadas por estilistas conceituados, que a permitiram ditar moda já naquela época.

Mineira de nascimento, Clara iniciou sua carreira em Minas Gerais e logo alcançou sua consagração sendo cantada Brasil a fora. Com sua voz marcante, cantou de bolero até se encontrar no samba. E foi no Carnaval que a cantora se destacou, sobretudo na Portela, sua escola de samba do coração. A curadora da exposição, Janaína Melo, dedicou uma parte da mostra aos figurinos que a artista usou nos desfiles de Carnaval, inclusive o que vestiu como “puxadora” de samba-enredo.

A exposição expõe a relação de Clara Nunes com as religiões de matriz africana e principalmente sua afinidade com a cultura brasileira. Ícone da música popular brasileira foi a primeira mulher a vender mais de 400 mil cópias de LP, com o álbum “Alvorecer” e por consequência ganhou o seu primeiro Disco de Ouro da carreira. A secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, destacou que a exposição tem o intuito de preservar a história e as manifestações artistas que envolveram toda a trajetória da cantora.

Uma rainha, um espetáculo de mulher, exuberante, essas e outras qualidades foram destinadas a Clara, por diversos críticos, outros artistas, fãs e para sempre serão. E se rendendo a tudo isso, que em 1980, Chico Buarque a presenteou com o clássico e grande sucesso “Morena de Angola”, que a representava em toda essência e o figurino utilizado na interpretação dessa música também aparece na exposição.

Prevista para ficar em cartaz até dezembro de 2025 e com entrada gratuita, a exposição “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”, pode ser apreciada seguindo os horários de funcionamento do MUMO-BH, sito Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte – MG, de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h.

Por: Sabrina Andrea

Foto: Memorial Clara Nunes

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?