Comitês de Igualdade racial: uma pauta mais que necessária para as empresas.

Comitês independentes para supervisionar e auxiliar na criação de políticas antirracistas nas empresas ainda são uma raridade; são poucas as corporações que ousam inovar neste assunto. O comum é pagar por consultorias que dão uma “ajudazinha” no processo. No entanto, a Alicerce Educação foi além. A empresa, que já tinha uma política antirracista, chamou, há pouco mais de dois anos, nosso CEO Mauricio Pestana e propôs que ele ajudasse a selecionar um grupo de estudiosos e criasse, com a expertise da revista RAÇA, um comitê. Nascia assim o comitê RAÇA e Alicerce Educação.

Com reuniões mensais, o comitê orienta a organização das políticas relacionadas à questão racial para além da empresa. O primeiro encontro do ano do Comitê Raça e Alicerce foi na última quarta-feira (28), reunindo novos e antigos conselheiros, uma vez que o mandato de seus membros se faz a cada dois anos. Para Mauricio Pestana, que preside o comitê, esta é uma prática que deve se estender para outras empresas nos próximos anos: “Com a exigência cada vez maior da presença de negros e negras nos conselhos de administração e a base de formação de conselheiros se faz também pela experiência em comitês, este é um caminho natural”, relatou Pestana.

O comitê RAÇA/ALICERCE é formado por educadores e pessoas comprometidas com a inclusão e a diversidade. O encontro estabeleceu as bases para uma abordagem mais inclusiva e equitativa no ambiente educacional. A importância do Comitê reside na sua missão de promover a reflexão sobre as questões raciais e estruturais que afetam o sistema educacional, abordando as disparidades e desafios enfrentados por estudantes de diferentes origens étnicas e culturais.

O Comitê busca criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os alunos. Através de discussões, capacitações e ações práticas, visa também fomentar a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades no contexto educacional. Ao reconhecer e valorizar a multiplicidade de experiências e perspectivas, contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, baseada nos princípios de respeito, diálogo e transformação na busca incessante por uma educação inclusiva e equitativa para todos.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?