Dança negra brasileira chega a um dos principais palcos da Europa

Foto: Margarida Dias

Nos dias 2 e 3 de setembro, o espetáculo “TITUN… The Serendipity Of The Black Swan’s Death” será apresentado em um dos principais palcos da cultura de Madrid na Espanha, no “Teatro Del Canal“. 

Desenvolvido pelo dançarino e coreógrafo carioca Allan Falieri, o espetáculo de dança contemporânea, de 50 minutos, tem por objetivo provocar uma reflexão sobre o “[…] o papel que o passado deixou como legado e onde as suas preocupações o levam a transitar nas esferas do gênero, da classe e da heterotopia”. 

Em outras palavras é um espetáculo que, por meio de uma coreografia, cenografia e música originais, convida o/a expectador/a a pensar sobre as marcas do passado, considerando condições e espaços (no sentido amplo) não hegemônicos e capazes de permitir a construção de algo novo, como anuncia a tradução da palavra “Titun”, que em Yorubá significa “novo”. 

O espetáculo, que depois de Madrid, também será exibido em outros países da Europa, entre eles Portugal, promete uma denúncia contundente e uma celebração à resistência coletiva em busca de uma sociedade mais igualitária. 

Segundo o dançarino e coreógrafo, Allan Falieri, “há motivos mais do que suficientes para investir na mudança, construindo estratégias e mecanismos para potencializar tais identidades e oferecer oportunidades para as vozes outrora silenciadas e as identidades dissipadas”.

Foto: Margarida Dias

https://www.youtube.com/watch?v=zXhCVbkkACA

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre identidade e autoestima para a revista impressa e sobre livros e filmes para o site.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?