Confira dicas de maquiadoras profissionais para peles negras

 

TEXTO: Fernando Alcântara | FOTO: Jorge Maia e Rachel Ramos | Adaptação web: David Pereira

 

Confira dicas de maquiagem para peles negras | FOTO: Jorge Maia e Rachel Ramos

Confira dicas de maquiagem para peles negras | FOTO: Jorge Maia e Rachel Ramos

 

Acertar o make e deixá-la perfeita é um dos objetivos de qualquer mulher que adora maquiagem. Para alcançar um bom resultado, nós mulheres buscamos muitos tutoriais e reportagens que oferecem dicas, mas na maioria das vezes existe dificuldade de encontrar sugestões de produtos e avisos sobre o que cai bem na pele negra, afinal, a primeira regra básica para acertar no make é ter conhecimento sobre a própria pele, um ou outro truque para chegar à finalização impactante ou o corado ideal das bochechas. Nos últimos 20 anos, as mulheres negras e morenas têm sido alvo de novos olhares da indústria e do mercado de cosméticos. Para nos ajudar nesta matéria, convidamos as especialistas Anita Tagliavini e Rachel Ramos, técnicas em maquiagens e donas do Magnólia Noivas. Confira 8 dicas de maquiagem para peles negras.

1- SEGREDOS DA PELE NEGRA: O segredo da maquiagem para negras está na pele. As peles negras geralmente apresentam as extremidades do rosto e a volta da boca num tom mais escuro que o centro da pele, diferente das peles brancas. Uma base leve e de boa cobertura (como bases HD) são excelentes para as negras, pois igualam o tom da pele sem deixar aquela textura grosseira. É necessário usar mais de um tom de base para igualar a pele toda. Por isso indicamos uma paleta com vários tons de base de textura bem leve. Iluminar o centro do rosto também ajuda a criar uma pele mais uniforme e saudável. Recomenda-se iluminadores dourados ou acobreados para um efeito mais natural. Os iluminadores pratas deixam a pele negra meio acinzentada.

2- EVITE OS ERROS: O pior erro em uma maquiagem está sempre na pele, com bases mais claras ou mais escuras. É preciso escolher muito bem a base utilizada em uma pele negrapara não deixar o rosto da pessoa acinzentado ou muito escuro! O corretivo deve ser sempre um tom mais claro que a base (ao contrário da pele branca), assim deixa o rosto mais iluminado e disfarça melhor olheiras e imperfeições (atenção leitoras da Raça, é apenas um tom mais claro! nada de panda invertido, hein?).

3- OLEOSIDADE EM FOCO: A pele negra por natureza brilha mais do que a pele branca. Para garantir uma make boa por mais tempo, o segredo está na preparação da pele! uma pele bem limpa e hidratada garante maior fixação e durabilidade. Outro conselho é passar o pó translúcido somente quando a pele já estiver brilhando. Mesmo assim, é muito importante que a pessoa passe um papel ou aqueles lencinhos que tiram a oleosidade sem tirar a make (vende em farmácia) antes de aplicar o pó. Um bom primer de acabamento aveludado também ajuda a controlar o brilho e a segurar mais a make!

 

A atriz Priscila Gomes que recebeu a make up das maquiadoras Anita Tagliavini e Rachel Ramos | FOTO: Jorge Maia e Rachel Ramos

A atriz Priscila Gomes que recebeu a make up das maquiadoras Anita Tagliavini e Rachel Ramos | FOTO: Jorge Maia e Rachel Ramos

 

4- TRUQUE DE MESTRES: Passe o iluminador nos pontos desejados antes de passar a base, principalmente se for uma maquiagem para o dia. Isso faz parecer com que o iluminador é próprio da pele, que aquele brilho vem de dentro mesmo! Muito saudável!

5- MONTANDO UM NÉCESSAIRE BÁSICO: Em um nécessaire não pode faltar protetor solar (produto indispensável para qualquer tipo e cor de pele!), hidratante para o rosto, base de sua preferência, corretivo (se tiver muita olheira, tem gente que não precisa), blush, máscara e um batom.

6- FUGINDO DAS ESPINHAS: Um dos problemas frequentes da pele é o aparecimento repentino de espinhas, e neste caso, o processo para esconder manchas e espinhas em pele negra é o mesmo que em pele branca. Podemos camuflar manchas e espinhas usando corretivos coloridos, como o verde para neutralizar manchas vermelhas e o vermelho para neutralizar manchas marrons. A escolha de uma boa base oil free e de boa cobertura é essencial para apele ficar mais uniforme e saudável.

7- DISFARÇANDO A IDADE: Em uma pele mais madura devemos evitar uma base e corretivo muito pesado e de alta cobertura, e sombras metálicas e cintilantes, tudo isso acentua mais aslinhas de expressão!

8- É POSSÍVEL FAZER UMA MAQUIAGEM LEGAL SEM GASTAR MUITO? Com certeza! Como dissemos antes, o segredo para um make bonito e de acabamento profissional está na preparação e cuidados com a pele! De nada adianta ter produtos caríssimos se o cuidado com a pele é zero. Uma pele limpa, tonificada e hidratada garante uma maquiagem natural e que dura muito mais! O resto é criatividade e muito treino!

 

Quer ver essa e outras reportagens da revista? Compre essa edição número 183.

Comentários

Comentários