Festival de cinema homenageia a atriz Léa Garcia
Festival de cinema homenageia a atriz Léa Garcia
O Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro (FIC RIO), a ser realizado entre os dias 25 e 30 de abril, homenageia a atriz Léa Garcia, uma referência da dramaturgia brasileira.
Léa Garcia é uma atriz negra, de 89 anos, premiada e reverenciada no Brasil e no mundo. Léa atua desde muito cedo, inclusive em produções negras, como as peças que fez no Teatro Experimental do Negro.
Na televisão e no cinema a presença de Léa Garcia é marcante e entre os destaques está a indicação ao prêmio de Cannes, na categoria de melhor interpretação feminina, em 1957, por sua atuação no filme Orfeu Negro. No cinema, está em cartaz, neste momento, com o filme, O Pai da Rita, onde dá vida a personagem, “Tia Neguita”.
Outro destaque do festival de cinema é a roteirista e diretora Julia Katharine, primeira cineasta transexual do Brasil a entrar no circuito comercial como diretora de um filme, com o curta-metragem Tea for Two (2019).
Segundo os curadores e diretores do Festival, Ivann Willig e Zeca Teixeira, escolheram “A Diversidade no Cinema” como tema da nova edição, buscando contribuir para o debate sobre a importância da representatividade de grupos, gêneros e corpos nas telas e em narrativas que dialoguem com a realidade.
O festival de cinema independente, exibirá de forma gratuita e online, 92 curtas-metragens brasileiros e internacionais, divididos entre Ficções, Documentários, Animações e Videoclipes, que concorrerão à premiação em 27 categorias, incluindo, Melhor Filme LGBTQIA+, Melhor Filme Curtíssimo (de 1 a 5 minutos) e Melhor Videoclipe.
Serviço
Quando: de 25 a 30 de abril de 2022.
Onde: https://www.ficrio.com/