Home Colunistas Colunistas Destaque Gratidão, o poder que transforma!

Gratidão, o poder que transforma!

Olá amigos leitores! Neste artigo de hoje resolvi escrever sobre o poder da transformação pela gratidão, isto mesmo gratidão!

A gratidão é um sentimento de reconhecimento e agradecimento por algum benefício adquirido por você através de alguém (um amigo, gestor, Deus…). A gratidão possui relação direta com a valorização de quem você é e do olhar otimista em relação as pessoas e situações que temos a oportunidade de vivenciar todos os dias.

Em minha caminhada tenho recebido muitas mensagens de gratidão, de pessoas que passaram por minha vida e me fizeram acreditar que o respeito com relação aos limites do ser humano e a sabedoria de buscar o melhor em cada um, proporciona resultados surpreendentes.

Confesso que gostaria de ver mais gratidão na tratativa com o ser humano em várias situações da vida. Quando falamos do ambiente corporativo, o que mais importa é o cumprimento das metas, que quando alcançadas nem sempre são comemoradas. Quando perguntamos para alguns gestores do porquê de não comemorar dizem; “Vocês não fizeram mais do que obrigação!” Para aqueles que se utilizam deste tipo de frase, só posso dizer que possui grande despreparo para realizar as atividades do dia a dia e que não conhece nada das boas práticas da boa gestão de pessoas. Se você pensa assim está na hora de repensar e mudar.

Quando compreendemos e conseguimos valorizar o que temos, conseguimos atrair mais melhorias e oportunidades para nossa vida. O exercício da gratidão é uma poderosa ferramenta que nos aproxima de nossas conquistas e realizações.

Um dia desses recebi uma mensagem que me deixou muito feliz e emocionado. A mesma foi encaminhada por Evandro, que dizia assim:

“Boa noite meu amigo Amarildo, me desculpe a demora em te responder, mas eu queria te responder de um modo assim, compartilhando deste momento. Foi com você que eu aprendi, foi com você que me ensinou, que me colocou pra frente que eu estudasse. Então eu gostaria de compartilhar este momento com você, está aí meu diploma Superior no curso de Tecnologia em Logística. Graças a você que me incentivou a estudar e eu dedico este diploma hoje a você. Me desculpe por não ter te respondido antes, mas eu queria lhe responder desta forma te agradecendo pela passagem que teve em sua consultoria aqui na empresa, que pra mim em particular me ajudou muito! Desejo a você toda a felicidade do mundo. Muito obrigado, mais uma vez. Sucesso! Obrigado!”

São por mensagens como esta acredito que as empresas devem trabalhar com a preocupação de ouvir e desenvolver o ser humano. Em certos momentos nas conversas que tinha com Evandro eu era firme, por acreditar em seu potencial!

A gratidão é algo que transforma, que muda para melhor!

Então, sorria mais. Leve a vida com mais leveza e sabedoria. Elogie as pessoas. E agradeça por tudo, desde o dia chuvoso até o dia ensolarado, pois tudo nesta vida tem um sentido especial e que merece nossa GRATIDÃO.

Gratidão a você, por ler este artigo!

Grande abraço e sucesso!

Comentários

Comentários

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.