Iniciativa visa diminuir a desigualdade racial no mercado de trabalho

Mulheres negras levam 10 anos a mais do que as brancas para ocuparem cargos de liderança. Projeto busca alterar essa realidade

Segundo a consultoria em RH e Diversidade Étnico-Racial, EmpregueAfro, mulheres negras levam 10 anos a mais do que as brancas para ocuparem cargos de liderança. O dado, que revela uma enorme desigualdade racial no mercado de trabalho, foi um dos pontos de partida para o desenvolvimento da Minha Cor S.A., uma iniciativa da Avon, criada como uma empresa fictícia para expandir a conexão entre recrutadores e profissionais autodeclarados negros no LinkedIn. A proposta é contribuir para romper barreiras de desigualdade, reforçar o orgulho identitário das pessoas negras e ajudar na transformação do mercado de trabalho.

“A ideia da Minha Cor SA surgiu para ajudar a Avon e outras empresas a encontrar talentos negros, especialmente mulheres negras. Sabemos que ainda há uma longa caminhada para a inclusão étnico-racial no mercado de trabalho e queremos contribuir para acelerá-la.”, explica Daniella Moura, diretora de Recursos Humanos na Avon Brasil. “Nosso desejo é ter mais empresas nesse movimento junto com a gente. E, com a empresa fictícia, queremos mudar esse cenário, rompendo barreiras que são frequentes em ações de recrutamento, como as redes de indicação, formadas, em sua maioria, por pessoas brancas”, complementa.

Como funciona a iniciativa

A iniciativa tem como base a autodeclaração étnico-racial do usuário no LinkedIn por meio do selo da Minha Cor S.A. em seu perfil da página e, também, com a inserção do certificado digital na área de Licenças e Certificados, que tem duração de 10 anos e simboliza o mesmo tempo que mulheres negras demoram a mais para chegar em cargos de liderança quando comparadas às mulheres brancas. 

Para incluir o selo e o certificado, a pessoa deve buscar pelo perfil da empresa fictícia Minha Cor S.A. no Linkedin. Ao encontrar o perfil, deve clicar em “Saiba Mais” e se cadastrar. Assim que o perfil for aprovado, o profissional receberá um e-mail com instruções para adicionar o selo Minha Cor S.A. e o certificado digital, que terá validade por 10 anos.

As companhias que desejarem fazer parte da Minha Cor S.A., também ganharão um selo para que sejam identificadas e reconhecidas como empresas interessadas e comprometidas com a contratação, retenção e desenvolvimento de colaboradores negros e negras. 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?