Listão de livros para ler no novembro negro

Lista com romances, poesia e pesquisa para ler no novembro negro – mês da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares

Segundo o Nei Lopes, na Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana, consciência negra é uma “ideologia que se expressa na África e na Diáspora, mediante a aquisição, do indivíduo negro, de autoconhecimento e de autoestima em relação a sua originalidade étnica e cultural”. 

No Brasil, o conceito nasceu e foi difundido pelo movimento social negro ao longo de muitos anos e na década de 1970 ganhou expressão a partir da proposição da criação do Dia da Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de novembro, data morte do líder negro e quilombola, Zumbi dos Palmares, assassinado no mesmo dia, no ano de 1695. 

No âmbito do movimento social negro, a data foi proposta em campanhas deflagradas no Rio Grande do Sul, pelo grupo Palmares, no início da década de 1970 e aprovada, no mesmo período, em uma assembleia do Movimento Negro Unificado (MNU). Contudo, só em 2011, a então presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.519 e estabeleceu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Ao que pese o trabalho constante do movimento social negro que atravessa séculos, muito ainda pode-se aprender e discutir sobre o assunto e, por isso, no “novembro negro”, sugerimos um listão com 20 livros para ler e compreender mais sobre a complexidade da questão racial no Brasil.

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?