Meia-atacante Willian, do Arsenal, sofre insultos racistas no Instagram
O jogador brasileiro compartilhou as ofensas: “Seu macaco de m*rda”
Mais um profissional do futebol foi alvo de racismo esta semana. O jogador Willian, estrela de Arsenal, tornou público em stories de suas redes sociais que foi chamado de “macaco de m*rda”, entre mais termos pejorativos.
O jogador brasileiro, de 32 anos, recebeu ataques racistas de pelo menos dois usuários diferentes e publicou as mensagens no Instagram com a legenda: “Algo precisa mudar! A luta contra o racismo continua”.
A exposição dos ataques tem o intuito de que algo seja feito pelas autoridades.
Após o empate de 1×1 entre Arsenal e Benfica, onde o jogador substituiu Martin Odegaard, Wilian se separou com insultos, como: “Volta para selva, seu macaco”, “Você é um macaco de m*rda”, “Por que diabos você começou a jogar ontem, você está fedendo seu macaco”, entre mais.
A equipe do Arsenal condenou o acontecimento e informou que qualquer pessoa ligada ao clube que envie essas mensagens será punida.
“Todos nós precisamos trabalhar juntos para eliminar esse comportamento. Isso inclui clubes, órgãos governamentais, torcedores, mídia e políticos; mas requer a ajuda e o compromisso das empresas de mídia social”, disse um porta-voz do clube, segundo a mídia britânica
Nesta semana, mais um jogador negro do Arsenal, Eddie Nketiah, também foi vítima d racismo nas redes sociais. Antes da partida pela Liga Europa, na quinta-feira, contra o Benfica, Nketiah recebeu tweets com termos similares aos enviados a Willian.
Outros jogadores da Liga, incluindo Axel Tuanzebe, Anthony Martial, Marcus Rashford, Reece James, Romaine Sawyers e Alex Jankewitz também foram vítimas nas últimas semanas. Os órgãos de futebol ingleses estão pressionando as empresas de mídia social para combater o problema.