Pular para o conteúdo principal

Revista Raça Brasil

Museu das Favelas reúne 21 negócios periféricos em evento de empreendedorismo

Terceira edição do Dia de Corre aconteceu em São Paulo, com feira empreendedora, oficinas, debates sobre mercado e atividades voltadas ao fortalecimento de negócios das periferias.

O Museu das Favelas realizou, no domingo (18), a terceira edição do Dia de Corre: Economia Periférica em Movimento, iniciativa dedicada ao fortalecimento do empreendedorismo nas favelas e periferias. O evento gratuito aconteceu no Centro Histórico de São Paulo, com atividades no museu e no entorno do Pátio do Colégio.

Com o objetivo de ampliar a visibilidade de pequenos negócios e aproximar empreendedores de instituições e oportunidades de mercado, a programação reuniu uma feira com 21 empreendimentos, além de conversas, oficinas, orientações para gestão de negócios e apresentações culturais.

A feira contou com 14 marcas de diferentes segmentos e sete empreendimentos de alimentação e bebidas, selecionados por meio de chamamento público. A iniciativa permitiu que os participantes apresentassem seus produtos ao público e ampliassem suas possibilidades de comercialização.

Empreendedorismo periférico e acesso ao mercado

A programação incluiu debates sobre os desafios enfrentados por empreendedores periféricos, com discussões sobre tecnologia, inovação, inclusão produtiva e estratégias para o desenvolvimento de negócios.

Entre os destaques estiveram a participação de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, em uma conversa sobre empreendedorismo e periferias, e de Andreza Maia, especialista em inovação inclusiva, que abordou caminhos para ampliar a participação de diferentes grupos no mercado.

O evento também reuniu representantes de iniciativas como Digital Favela, NoFront e InfoPreta, que participaram de discussões sobre tecnologia e construção de negócios. A programação contou ainda com atividades ligadas ao mercado audiovisual negro e periférico, em parceria com organizações do setor.

Além dos debates, o público teve acesso a uma oficina de gestão de negócios e a atendimentos de orientação para micro e pequenos empreendedores, realizados em parceria com o Sebrae.

Negócios periféricos como força econômica

Promovido pelo Museu das Favelas, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Dia de Corre busca fortalecer as conexões entre empreendedores, marcas, instituições e consumidores.

A terceira edição ampliou a ocupação do espaço público no entorno do Pátio do Colégio, levando os negócios periféricos a uma região de grande circulação no centro da capital paulista

Ao reunir formação, comercialização e oportunidades de conexão, o evento destacou a importância de criar caminhos para que empreendedores das periferias ampliem sua atuação e tenham acesso a novos mercados.

Fonte: Museu das Favelas e Alma Preta Jornalismo.