Programação celebra a romancista negra, Maria Firmina dos Reis

Durante todo o mês de maio e início de junho, o SESC Carmo, localizado na cidade de São Paulo, celebra a romancista negra, Maria Firmina dos Reis (1822-1917), no âmbito do projeto “Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras“. A programação inclui vídeo-píulas, encontros, música e teatro. 

Maria Firmina dos Reis foi a primeira mulher escritora de romances no Brasil. Sua obra mais reconhecida é Úrsula, escrita em Guimarães, cidade do interior de Maranhão. Publicada em 1859, período ainda de escravização, a autora traz em sua obra a voz da mulher negra e a voz dos negros para narrar os abusos nas relações patriarcais.

Vídeo-pílulas: Você conhece Maria Firmina?  

A proposta das vídeo-pílulas é um convite ao início do projeto, bem como uma pequena introdução ao tema Maria Firmina dos Reis, perguntando ao público se conhecem a obra da escritora, quem foi ela, contextualizando o período no qual ela viveu e fazendo a leitura de pequenos trechos de suas obras.  

Com 

Elizandra Souza (escritora, poeta, jornalista), 

Bixarte (poetisa, escritora, atriz, rapper), 

Jarid Arraes (poeta, cordelista, contista), 

e Elisa Lucinda (Poeta, atriz, cantora, jornalista). 

Terças, 11h30.  

Instagram | Facebook | Twitter 

Livre 

Curso presencial 

Quatro romances, quatro escritoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino (PRESENCIAL) 

A partir de narrativas produzidas por escritoras africanas, motivar e criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas, a fim de possibilitar a construção de laços de troca de conhecimentos e cultura através do espaço crítico e reflexivo. 

Com 

Providence Bampoky (Senegal), doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade de Campinas (IEL / UNICAMP). Integrante do projeto África Na Literatura (financiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo). 

24/05 a 14/06, terças, das 17h às 19h 

Sesc Carmo – Sala Múltiplo Uso 3 

Não recomendado para menores de 16 anos 

Grátis – inscricoes.sescsp.org.br 

MESAS DE DEBATE 

Maria Firmina: Vida, Obra e Reverberações (PRESENCIAL) 

Nesta mesa a proposta é contextualizar o período no qual viveu Maria Firmina dos Reis, além da cidade e de sua vida, bem como tratar os aspectos de sua obra e reverberações. 

Com 

Fernanda Miranda, escritora, professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (UNIFESSPA), doutora em Letras – área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2019).  

Régia Agostinho da Silva, possui mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2002). É professora da Universidade Federal do Maranhão e no Programa de Pós-Graduação em História/ CCH- São Luís.  

9/5, segunda, das 18h às 20h  

Sesc Carmo – Restaurante 1 [Com transmissão ao vivo no youtube.com/sesccarmo

Inscrições: de 2 a 8/5 em inscricoes.sescsp.org.br 

Grátis – Classificação Livre 

A escrita e literatura das mulheres negras como ruptura e potência (PRESENCIAL) 

A proposta deste encontro é trazer a escrita e literatura de mulheres negras como processo de conversa com suas ancestralidades, ruptura com o silenciamento das mulheres e o papel político-social da escrita. 

Com 

Jessyka Rodrigues, assistente Social e Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

Esmeralda Ribeiro, escritora e jornalista. Desde 1999 edita, com Marcio Barbosa, os Cadernos negros, entre outras publicações. 

11/5, quarta, das 18h às 20h  

Sesc Carmo – Restaurante 1 [Com transmissão ao vivo no youtube.com/sesccarmo

Inscrições: 2 a 10/5 em inscricoes.sescsp.org.br  

Grátis – Classificação Livre  

Tradução em Libras 

Diáspora e os diálogos transatlânticos (ONLINE)  

Esta mesa propõe o encontro entre mulheres que entre continentes, trazem na escrita exercícios de subjetivação, de conversa, da memória e da escrita como ruptura e fazer social. 

Com 

Dina Salústio (Bernardina de Oliveira Salústio), natural de Cabo Verde, ilha de Santo Antão. Professora, Jornalista e Assistente Social. Tem obras publicadas nas áreas: prosa, poesia e ensaio. Membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras.

12/5, das 18h às 20h 

Transmissão via Youtube.com/sesccarmo 

Com tradução em libras e legendas 

TEATRO 

Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo 

Uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz Júlia Martins, traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis. 

Com Júlia Martins, atriz, publicitária, pesquisadora e produtora cultural, proprietária da Afrodite Produções, Pós- graduanda em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

10/5, terça, 18h – Duração: 40 minutos 

Grátis – Retirada de ingressos com 1 hora antes do espetáculo. 

Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar 

Não recomendado para menores de 12 anos 

MÚSICA 

Socorro Lira – Cantos à Beira-Mar 

Cantos à Beira-mar é um espetáculo de música e poesia concebido e apresentado pela compositora e cantora Socorro Lira para celebrar, em 2021, os 150 anos do livro “Cantos à Beira-mar” e, em 2022, o bicentenário da primeira romancista brasileira, poeta, compositora, abolicionista e professora Maria Firmina dos Reis. 

Socorro Lira dedica-se à música desde 2001. Sua discografia inclui 13 CDs, 1 DVD e 2 EPs. Foi premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira. É idealizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música. 

13/5, sexta, 19h30 às 20h45  

Sesc Carmo – Restaurante 1 

Não recomendado para menores de 16 anos 

Ingressos R$30,00 inteira / R$15,00 meia-entrada 

Serviço: 

Sesc Carmo. Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras 

Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo 

sescsp.org.br/carmo 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?