Raça Indica

Intimações do desumano, de Edson Lopes Cardoso

Quando comecei a ler poesia, o que mais me encantava eram os sonetos. Aqueles com métrica perfeita e lindas palavras de amor. Muitos foram musicados e, por isso, pareciam ainda mais interessantes para mim. 

Com o tempo, já acompanhando o circuito de saraus, descobri que a poesia é muito mais e que ela salta da boca dos poetas com amor, com raiva, com leveza, doçura e indignação. 

O livro de poesias de Edson Lopes Cardoso, lançado neste ano de 2021, pela Quarteto Editora, sob o título “Intimações do desumano”, me fez pensar sobre como reajo ao que vejo todos os dias. Acho que foi um pouco isso que o professor, intelectual e poeta Edson Lopes Cardoso entregou nesse livro: uma resposta contundente em forma de poesia. 

São mais de 40 poemas, cujo olhar atento do autor não deixa escapar a marca do racismo, da passabilidade da branquitude, mas também da insurgência e da resiliência negra. 

No poema Marapicu, ainda nas primeiras páginas do livro, Edson Lopes Cardoso conclui: “[…] Apesar de todos conhecerem o Mal, que exaltam e enaltecem, genocídio é quase sempre palavra imprevista.”

Daí para frente é só pedrada. Fui automaticamente lembrando do que vi na televisão, do que leio cotidianamente nos jornais e do que passo no meu dia a dia de mulher negra. 

É leitura obrigatória para amantes da poesia negra e também para os comunicadores/as, uma vez que, certamente, poderão se encontrar em muitos trechos como o que se lê em “Realidade, aparência e ilusão”, que, para mim, soou como resposta a uma certa festa de uma editora, da edição brasileira, da principal revista de moda do mundo. O próprio autor diz logo na primeira página do livro: “Estava (quase) tudo nos jornais”. 

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias ou direto no perfil https://www.instagram.com/intimacoesdodesumano/, no Instagram que ajuda a promover a publicação. 

Edson Lopes Cardoso é jornalista e doutor em educação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador, intelectual e ativista do movimento social negro.

 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search