Raça Indica

Estados Unidos contra Billie Holiday, de Lee Daniels

Ninguém melhor que Billie para cantar a tristeza. Aquela tristeza que te coloca em pé e te faz seguir em frente. Essa foi a sensação que me percorreu enquanto assistia o filme “Estados Unidos contra Billie Holiday”, dirigido por Lee Daniels, estrelado por Andra Day, no papel de Billie, e disponível na Amazon Prime Video. 

O filme, lançado em fevereiro deste ano, entrega uma trilha sonora de primeiríssima qualidade e não poderia ser diferente, já que estamos falando de Billie Holiday. Além disso, apresenta uma fotografia digna de Oscar, na minha opinião. É uma história de perseguição, fragilidades, forças, resiliência e de um compromisso de alma com a música e com o enfrentamento ao racismo. Algo que o diretor, de outra forma, já tinha apresentado quando lançou, em 2009, Preciosa

Billie, interpretada por Andra Day, é imbatível mesmo no fim. Ela enfrenta uma rede de conspiração e abuso cujo objetivo é calar a cantora, a mulher e a ativista. Ela não permite que isso aconteça e decreta: os seus netos vão cantar “Strange Fruit”. 

O diretor, com destreza, deixa nítido os objetivos “reais” que levam a cantora de jazz aos tribunais por mais de uma vez: a interpretação inconfundível e a instência em seguir cantando “Strange Fruit”, música que narra o linchamento de pessoas negras nos Estados Unidos. 

“Árvores do sul produzem uma fruta estranha

Sangue nas folhas e sangue nas raízes

Corpos negros balançando na brisa do sul

Fruta estranha pendurada nos álamos”. 

Não há meias palavras. A primeira estrofe, descrita acima, e as subsequentes narram os frequentes linchamentos que terminavam com pessoas negras penduradas em árvores. Uma mulher linda, com um voz incrível, cantando isso na década de 1940 certamente levaria a fúria de um Estado racista. Foi exatamente isso que aconteceu e é o que sustenta a narrativa do filme. 

Sugiro assistir até o fim. Até depois dos crédito..  E se deixe levar por inteira/o, como Billie, ao interpretar “All of me”

 

 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search