Raça Indica

Cédulas e Balas: A medocracia miliciana, de Thaís Rodrigues

Em “Cédulas e Balas: a medocracia miliciana”, publicada em 2021 pelo Congresso em Foco, Thais Rodrigues apresenta uma brochura surpreendente ao usar a estética e narrativa do cordel para editar uma reportagem. 

Com ilustração e design de Vinícius Souza e edição de Amanda Audi, “Cédulas e Balas”, apesar de ser um obra de ficção, atualiza o leitor em uma linguagem simples e cadenciada sobre os últimos fatos da política. Fala sobre as milícias, que, aos poucos, estão por todo o país, espalhando o crime e a violência. 

Em detalhes, ao longo de 14 páginas, a autora explica a forma de ação desses grupos que estão ocupando um espaço deixado pelo poder público, que está se omitindo na  execução de políticas públicas básicas de saúde, saneamento, educação e segurança. 

A publicação é poética, muito bem ilustrada e apresenta uma riqueza de informações e dados que pode ajudar muita gente a compreender o fenômeno das milícias no Brasil. 

“Cédulas e Balas” foi criada no âmbito do Programa Diversidade nas Redações. É gratuita e está disponível no site do Congresso em Foco: https://static.congressoemfoco.uol.com.br/2021/06/Ce%CC%81dulas-e-Balas-A-medocracia-miliciana-Congresso-em-Foco.pdf

Mundo da Rua Podcast

Acompanhe também as sugestões de livros produzidos por pessoas negras, para pessoas negras e sobre pessoas negras, da nossa colunista Rachel Quintiliano, no podcast Mundo da Rua. No último episódio ela fala do livro, “As palavras de Martin Luther King”. 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search