Revista Raça

Especiais

Receita de prato típico do Congo

  • Autor: Redator

  • Publicado em: 16/10/2016

  • Comentários:

Aprenda a preparar uma delicosa receita de Kitoor, um prato típico do Congo

 

TEXTO e FOTOS: Renato Bazan | Adaptação web: David Pereira

O kitoor é um prato típico do Congo, na África | FOTO: Renato Bazan
O kitoor é um prato típico do Congo, na África | FOTO: Renato Bazan

O kitoor é um prato típico do Congo, e o nome refere-se a tudo o que seja servido com a receita do molho abaixo. O uso de amendoim e camarão seco moído está relacionado com a facilidade de conservação desses ingredientes em ambientes de temperaturas elevadas, pois sofrem menos com o clima. No Brasil, podemos observar uma prática semelhante no interior do nordeste, que também enfrenta altas temperaturas. A receita abaixo, cuja preparação do molho leva menos de uma hora, separa-o dos alimentos, pois o cozinheiro pode substituí-los pelo que desejar. Tipicamente, no entanto, o kitoor vem acompanhado de galinha ou peixe, mas é bom frisar: como o molho já é dotado de um gosto bastante forte, os alimentos são feitos com poucos temperos.

INGREDIENTES PARA O MOLHO

300g de folhas de couve

300g de amendoim moído

2 dentes de alho

1 cebola grande

¼ de pimentão

50g de camarão seco moído

1 tomate médio

200ml de óleo de soja

Sal a gosto

Coentro a gosto

(Opcional) Realçador de sabor ou outros temperos prontos

MODO DE PREPARO DO MOLHO

Pique a couve e cozinhe-a em água até que ela solte seu verdor. Retire-a da água e deixe-a de lado. Bata os camarões secos moídos no liquidificador. Pique o tomate, a cebola e o pimentão e então frite-os por cerca de 15 minutos, até o tomate virar pasta. Na mesma panela, acrescente a couve picada e coentro a gosto e mexa continuamente por mais 5 minutos. Em seguida, coloque o amendoim moído e mexa a mistura até que fique homogênea. Acrescente o camarão moído e, opcionalmente, algum tempero pronto de sua escolha. Mexa até a homogeneidade e gradualmente acrescente 250 ml de água, tomando cuidado para que os ingredientes se espalhem bem e que o amendoim não se aglutine no processo. Ferva por 15 minutos e acrescente sal e pimenta a gosto.

ACOMPANHAMENTO SUGERIDO

Inhame

100g de Peixe corvina

MODO DE PREPARO DOS ACOMPANHAMENTOS

Lave bem o inhame e cozinhe-o imerso em água, em uma panela de pressão por uma hora e meia usando fogo médio. Opcionalmente, acrescente uma colher de sopa de sal. Frite o peixe em uma frigideira com um pouco de óleo por 5 minutos, acrescentando 100 ml de água em seguida. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos e tempere com sal a gosto.

*Serve duas pessoas.

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 187.

Comentários

Comentários