Revista Raça

Colunistas Destaque

Saiba porque você deve ter um Mentor

  • Autor: Amarildo Nogueira

  • Publicado em: 22/05/2018

  • Comentários:

Um dia destes recebi uma mensagem que me chamou, ainda mais atenção, sobre a importância de um mentor em nossas vidas. Está mensagem era de um ex-aluno que relatou sobre a importância de algumas palavras e direcionamento que eu lhe proporcionei e sobre a importância de ter um Mentor para proporcionar um direcionamento mais assertivo em nossa vida. Disse a ele que tudo o que fiz, faço e farei sempre que puder, é porque durante o período que o conheci compreendi que valeria a pena cada conversa e direcionamento. Este rapaz é uma pedra preciosa que vem se lapidando e que com certeza já começou a brilhar. Destaquei a ele que nossas atitudes de hoje, refletirão em nossas conquistas do amanhã e que só é duradouro aquilo que se renova todos os dias!

Em alguns momentos de nossas vidas nos sentimos perdidos com relação a: Qual caminho seguir? Devo tomar esta ou aquela decisão? Como conseguirei conquistar o sucesso tão desejado? Porém achamos que uma ajuda neste momento não é necessária e muitas vezes por impulso vamos tomando as nossas próprias decisões, engano de quem pensa assim. Os programas de coaching e mentoring são ferramentas importantes para que você possa ampliar seu potencial, alinhar motivações internas com atividades e projetos que o levarão ao sucesso.  Falas e pensamentos como:

  • Não estou satisfeito no meu trabalho;
  • As vezes tenho a sensação de que estou sem rumo e perdido;
  • Não tenho com quem realizar trocas de ideias, me sinto sozinho;
  • Sinto-me impotente para conseguir o que estou sendo cobrado;
  • Tenho indefinições para saber qual o melhor caminho a seguir.

Estes pensamentos e falas são comuns, ora manifestas, ora ocultas, mas sentidas por muitos. São sentimentos individuais e coletivos que estão associados a frustrações, ansiedades, medos, angústias e depressões da vida atual. Muitos profissionais parecem não reconhecer esse estado e vivem na correria desenfreada, com tentativas de acertos e erros. E o pior, os resultados alcançados parecem estar quase sempre aquém dos almejados. Isto provavelmente leva as pessoas a se isolarem cada vez mais, realizando seus trabalhos individualmente. A competição faz parte do dia a dia. Na competição, perde-se o sentido das interações com os outros. Por onde anda a cooperação, os verdadeiros trabalhos em equipe, as parcerias que funcionam na prática?

O Mentor é a pessoa que auxilia nos processos mais complexos da vida, aponta caminhos, orienta, faz pensar, abre alternativas, eleva o ser humano. Ele literalmente pegará em suas mãos e lhe mostrará, pela experiência e vivência que possui, o melhor caminho a seguir. Este mentor pode ser uma pessoa que está ao seu lado ou um profissional capacitado para realizar este trabalho de direcionamento para sua vida. Não tenha a percepção de que isto é um gasto, mais sim um investimento para alcançar mais rápido seus objetivos.

O processo de mentoring é o ato de despertar as grandes possibilidades que existem nas pessoas. Se refere ao despertar do espírito humano e à liberação do imenso potencial que existe em todos nós. Quando alguém é Mentor, significa que é amigo e defensor de outras pessoas e principalmente que acredita em seu potencial, pois de nada adianta um mentor tentar trabalhar com uma pessoa que fica estática não proporcionando oportunidade de crescimento para sua vida. Mentoring não é mágica, mais sim um despertar para uma nova vida.

Grandes líderes, em geral, tiveram grandes mentores para orientá-los. Então o que está esperando? Tenha um mentor!

Grande abraço e sucesso!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

 

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

Comentários

Comentários