Salvador recebe a primeira temporada de “Torto Arado – O Musical”

“Torto Arado – O Musical” estreou em Salvador. Uma adaptação do prêmio Jabuti de Romance Literário, traduzido para 24 idiomas – o livro escrito por Itamar Vieira Júnior. Obra dirigida por Elísio Lopes Júnior @elisiolopesjr traz 22 artistas em cena – 16 atores e seis músicos, profissionais com experiência em cultura afro-brasileira. A estreia foi dia 13 de setembro e  fica em cartaz no Teatro Sesc Casa do Comércio, até o dia 29.

Dividido em dois atos, o musical concentra-se na cultura popular brasileira a partir de um mundo de seres encantados. O pano de fundo é a história de duas irmãs Bibiana e Belonísia que por acidente vivem e trabalham como escravas modernas em uma fazenda da Chapada Diamantina, na Bahia. Donana, sua avó também é protagonista nessa montagem.

O texto do musical @tortoaradomusical é épico, lírico, realista e mágico, uma narrativa sobre vida e morte no sertão baiano. A trama traz temas difíceis e delicados, como racismo, escravidão, sobrevivência, resistência, disputa por terras, magia, fé, religião e poesia, como elementos de rebeldia e liberdade, utilizados pelo autor e o diretor para uma nova visão da diversidade e do Brasil.

O elenco tem a atriz e cantora Larissa Luz @larissaluzeluz que vive Bibiana, a cantora, compositora, teatróloga e atriz Bárbara Sut @babisut que interpreta sua irmã e Donana, avó vivida pela atriz @lilianvaleska Lilian Valeska. Jarbas Bittencourt @jarbas.bittencourt assina a direção musical, baseado em música popular brasileira, com ritmos nordestinos ligados ao cancioneiro do sertão e uma sonoridade com a cara do país.

Zebrinha @xorogan_zebrinha, diretor e coreógrafo é responsável pela Direção de Movimento e traz estética, vocabulário e rituais religiosos do Jarê – candomblé de caboclos. Para o diretor e os responsáveis pela Dramaturgia Aldri Anunciação @aldri.oficial e Fábio Espírito Santo @espirito.fabio a obra é voltada aos pretos e nordestinos que se identificam com a história e identidade cultural.

Por Sabrina Andrea @sabrandrea

Fotos: Caio Lírio @caiolirio

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?