Raça Indica: Ninguém é perfeito, de Yorhán Araújo

Nada como uma pitada de sarcasmo para seguir em frente, ainda mais em tempos tão difíceis em que qualquer notícia, malparada, pode despertar gatilhos. 

Sempre agi assim com as tirinhas de jornal. Depois de ler as mazelas do dia, ria com os olhos, enquanto tomava o último gole de café antes de começar um novo e longo dia de trabalho.

Com o livro de Yorhán Araújo, lançado neste ano de 2022 pela editora Planeta, foi como se o jornal tivesse só as tirinhas e eu pudesse me deliciar ao me reconhecer na pele do cachorro Sigmund, personagem principal da publicação.

“Ninguém é perfeito: devaneios”, de Yorhán Araújo, tem 128 páginas e apresenta as reflexões de Sigmund por meio de cinco capítulos. O primeiro é uma espécie de introdução sobre os caminhos que a mente aguçada do cachorro percorre. Leitura essencial para conhecer o personagem. 

Depois, ele mergulha nos conflitos relacionados ao mundo do trabalho e confesso que me enxerguei na maioria deles. Na sequência, tem diálogos intensos com o Coração. Um dos trechos mais marcantes aparece quando ele admite que, por vezes, não consegue “ouvir” o que o Coração diz, porque, às vezes, fala muito baixo. 

O capítulo seguinte é, com trocadilhos, um prato cheio para a gargalhada. Sigmund conversa com Freud sobre alimentação e, por fim, chega à conclusão que ajuda a explicar o título do livro: ninguém é perfeito. 

Sigmund poderia ser um vira-lata caramelo com certeza! Ele é um cachorro preto, sem raça definida ou informada, que pensa, trabalha e ri da própria desgraça, igual gente. Deve ser adulto, morar sozinho e tudo indica que sofre com os problemas do mundo do trabalho atual, como produtividade versus a procrastinação. Quem nunca nesses últimos dois anos?

Ele tem muito medo de se entregar, até mesmo quando conversa com o seu próprio coração, que funciona como uma espécie de alter ego ou mesmo com Freud, uma raposa, que por mais que tente, parece não ser tão astuta quanto Sigmund. 

Segundo o site da editora, o livro fala de “nossas dúvidas existenciais, mas também de carreira e trabalho, das questões de amor e paixão, de saúde e nossa relação com a comida e, claro, das nossas mais perfeitas imperfeições”.

Sobre o autor

Yorhán Araújo é de Volta Redonda, cidade do estado do Rio de Janeiro e conforme a própria publicação informa, decidiu trabalhar com projetos que refletem o que acredita. Assim nasceu “Devaneios”, também “Universos”, que enaltece a beleza dos cabelos crespos e cacheados e “Negros e Negras Incríveis”, que ilustra personalidades negras. 

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?