quem somos

A Raça é a primeira e mais conceituada revista do Brasil com conteúdo relacionado à cultura afro. A publicação é um fenômeno editorial! A primeira edição vendeu mais de 270 mil  exemplares, recorde que se mantém imbatível. Até hoje, trata-se do canal segmentado mais eficiente para falar diretamente com 54% da população brasileira que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é formada por afrodescendentes. Estamos falando de 113 milhões de pessoas.

Há 21 anos nas bancas,  a Raça continua fazendo história e ainda mantém o seu protagonismo como a maior revista do segmento negro na América Latina. Os assuntos discutidos pela Raça, inclusão racial e de gênero, nunca estiveram tão em alta, o que favorece e amplia ainda mais a representatividade do público da revista. Uma amostra disso é o fato da revista está mais uma vez quebrando paradigmas. Contrariando a tendência de crise do mercado editorial, a Raça passa de bimestral para mensal em 2019. A liderança da revista também está pronta para transformar o maior desafio do meio editorial em uma grande oportunidade: a integração do impresso com o universo digital. Essa adaptação teve início em 2018 e receberá muito mais atenção e investimentos neste ano.

Ao longo de sua existência, a Raça contou com o apoio de presidentes, ministros, executivos, intelectuais, acadêmicos, além de centenas de profissionais do meio jornalístico. Foi lançada pela editora símbolo, passou pela Escala e, atualmente, pertence à Pestana Arte & Publicações, editora fundada por Maurício Pestana, referência no país e no exterior no que diz respeito à produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos.

A revista colabora para seguirmos fortes e resistentes rumo à uma nova era, mais colaborativa, inclusiva e justa. Contamos com você!

equipe raça brasil

MAURÍCIO PESTANA
diretor Executivo

Jornalista, publicitário, cartunista e escritor, referência no país e no exterior no que diz respeito à produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos. Foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e, atualmente, é diretor executivo da Revista Raça.

FLAVIA CIRINO
editora Chefe de Conteúdo

Jornalista pós-graduada em jornalismo cultural e assessoria de imprensa, com ampla experiência em televisão e impressos. Também atua como relações públicas no universo corporativo e artístico (para atores, cantores, peças teatrais, restaurantes etc). 

CARLA SOHLER
diretora de marketing & vendas

Jornalista, especializada em marketing e comunicação, com carreira desenvolvida em multinacional alemã onde trabalhou por quase 13 anos. Adicionalmente, também atendeu outras empresas, além de executivos renomados do universo corporativo.

DENISE HIRAO
consultora

É advogada, especialista em direitos humanos e direitos das mulheres no Brasil e no exterior. Foi responsável pelo conceito da plataforma digital fórum brasil diverso.

HAMALLI ALCANTARA
diretora de produção

É responsável pelo processo de criação e sua realização.
Administra os recursos técnicos, artísticos e administrativos dos principais projetos do grupo Raça Basil: revista, digital e Brasil Diverso.

DELSA DOS SANTOS
consultora Comercial

Profissional com mais de vinte anos de experiência no mercado publicitário e de comunicação, atuando como gerente de contas e comercial nas áreas de mídia em cinema e impressa, sempre prezando a maximização dos resultados.

DANIEL ROSA
design

É ilustrador, especialista em vetorização e manipulação de imagens.

FABRÍCIO TEODORO
programador

É formado em ciência da computação e responsável pelo desenvolvimento tecnológico e TI da Plataforma Digital Brasil Diverso e Raça online.

time de conteúdo

RACHEL O. MAIA

Executiva, presidente de companhias, influencer e colunista. Também é fundadora do Capacita-me, projeto de inclusão social por meio da educação e empregabilidade.

THEO VAN DER LOO

Executivo global, influencer e colunista. Theo é conhecido por seu engajado e realizações em causas de inclusão

ZULU ARAÚJO

Foi presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

DR. HÉDIO SILVA JR

Doutor, mestre e advogado. Atua principalmente nos temas referentes a liberdade de crença, direito internacional, ações afirmativas, racismo e educação igualitário

DR. JANE COSTA

Estudiosa do mundo da moda, engajada em causas pela inclusão racial e advogada.

KATLEEN CONCEIÇÃO

Dermatologista, especialista em peles negras, criadora de diversos protocolos específicos para o tratamento de pacientes afrodescendentes.

Amarildo Nogueira

Consultor empresarial, mestre em Gestão de Negócios, master em Logística Empresarial e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA).

Carol Barretos

Professora do bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade e doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, pesquisa a relação entre moda e ativismo

Flavio Andrade

Executivo renomado na área de turismo, construiu sua carreira dentro do grupo IHG (InterContinental Hotels Group). Ele acredita em administrar caminhando dentro