20 de novembro e resistência

A celebração do 20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra protagonizou uma ação simbólica de resistência em São Paulo (SP), a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, obra do artista plástico Jofre e uma iniciativa do ex-secretário da Igualdade Racial e CEO da Revista Raça, Mauricio Pestana.

A Revista Raça, CTB, movimentos sociais e culturais, juntos com as baianas da Escola de Samba Vai-Vai promoveram a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça Antônio Prado, no Centro Histórico de São Paulo.

A ação foi idealizada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em parceria com a Revista Raça, Conam, Facesp, UBM, CMB, Chocolatte da Vila Maria, Unegro e CNAB.

Segundo Adilson Araújo, presidente da CTB, a iniciativa é inspirada na experiência do movimento negro da Bahia iniciada em 2008. “Em Salvador, já faz 13 anos que lavamos a estátua de Zumbi dos Palmares no 20 de Novembro. É uma ação de resistência e luta e em São Paulo, sob os signos da contemplação da obra inaugurada por Maurício Pestana, visamos proclamar a nossa história de luta por liberdade, igualdade e fraternidade”, explica Adilson, que é presidente Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search