Revista Raça Brasil

Compartilhe

5 ensinamentos marcantes de Martin Luther King

Da espiritualidade à política, conheça os pensamentos que tornaram King um símbolo global de justiça e resistência negra.

“A ciência investiga; a religião interpreta. A ciência dá ao homem conhecimento, que é poder; a religião dá ao homem sabedoria, que é controle. A ciência lida sobretudo com os fatos; a religião lida sobretudo com valores.” 

“Numa sociedade multirracial, nenhum grupo pode ter sucesso sozinho. É um mito que os irlandeses, os italianos e os judeus tenham chegado ao poder por meio do separatismo. É verdade que se mantiveram unidos, mas sua unidade sempre foi ampliada pelo estabelecimento de alianças com outros grupos, como máquinas políticas e sindicatos. Para ter sucesso numa sociedade pluralista – e em geral hostil –, o negro obviamente precisa ser uma força organizada, mas essa força só será eficaz quando for consolidada em alianças construtivas com o grupo majoritário.” 

“Para desenvolver uma consciência negra e sentir que somos um povo, não é preciso que desprezemos a raça branca como um todo. Não é a raça em si que combatemos, mas as políticas e ideologias que líderes dessa raça formularam para perpetuar a opressão.” 

“A verdadeira paz não é meramente ausência de tensão; é a presença da justiça.” 

“Se algo não for feito, e com urgência, para tirar os povos de cor de todo o mundo de seus longos anos de pobreza, seus longos anos de dor e abandono, o mundo inteiro estará condenado.” Este é um trecho do último discurso de Martin Luther King Jr., proferido em 3 de abril de 1968, em Memphis, no estado do Tennessee, na véspera de seu assassinato.

Os discursos estão reunidos no livro ‘As palavras de Martin Luther King, selecionadas por Coretta Scott King’

Saiba mais sobre Martin Luther King.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?