Conheça o coletivo 5 Zonas, que está dando uma cara nova aos bairros de São Paulo

 

Texto: Claudio Canto | Foto: Daniel Matos | Adaptação web Sara Loup

Graffit do 5 Zonas | Foto: Daniel Matos

Graffit do 5 Zonas | Foto: Daniel Matos

O Coletivo 5 Zonas nasceu na Cidade Tiradentes a partir de um projeto realizado em 2007, o 5 Zonas de Graffiti, cujo resultado foi a pintura de fachadas em cinco regiões de São Paulo: zona leste, oeste,norte, sul e central. Desde então, os artistas passaram a ser reconhecidos em todos os cantos e tiveram a ideia de adotar esse nome. Os integrantes Tota, Eve14, Sow e Hop e dizem que santo de casa não faz milagre, mas esse ditado não se aplica ao 5 Zonas que, desde a data de sua criação, vem desenvolvendo projetos no bairro e promovendo uma grande transformação no local.

A precariedade de cultura e arte é um dos motivos principais para a escolha da Cidade Tiradentes como palco de suas iniciativas, e, é claro, o aspecto emocional também conta. A pesquisa é um dos elementos usados pelo grupo para iniciar uma pintura, espelhando-se sempre na educação, cultura e poesia, sem perder, no entanto, as características de cada bairro.

“Acreditamos no potencial do nosso graffiti e na alegria que ele vai transmitir para a população. Sempre trabalhamos com esse objetivo, fazemos arte para incentivar as pessoas. Além disso, queremos contribuir com a cultura da paz e da alegria e também despertar a curiosidade da população,” diz Tota.

 

Quer ver esta e outras colunas e matérias da revista? Compre esta edição número 168

Comentários

Comentários