6 influenciadores negros para você seguir

Por: Jaice Balduino

Uma das formas de combater o racismo e dar apoio ao movimento negro é usar as plataformas para dar visibilidade, espaço e divulgar o trabalho de profissionais negros que, em geral, perdem espaço por causa do racismo estrutural. 

“Os negros, no Brasil, consomem 1,6 trilhões de reais, mas 75% dessa população, se não se vê nos produtos, não compra. Então, tem gente perdendo dinheiro. Houve uma mudança de mercado, e quem abriu o olho rapidamente, está ganhando. Hoje, minha filha de 12 anos, que vê vídeos sobre maquiagem e produtos de cabelo no YouTube, comanda o consumo em casa”, afirmou a empresária Egnalda Côrtes, CEO da Côrtes, agência que gerencia e lança influenciadores negros no mercado.

Também é importante refletir, sobre a origem das opiniões que chegam até você. A perspectiva sobre a economia que te ajuda é sempre de pessoas brancas? Na moda, as pessoas que te influenciam são negras? Nas redes sociais, inundadas por influenciadores brancos que vendem seus estilos de vida, há muita diversidade e ela precisa ser celebrada. Quantos influenciadores negros você segue?

A RAÇA produziu uma lista com 6 influenciadores negros para você seguir:

@raphaelviicente

Raphael Vicente: o esnobado pelo Oscar que faz vídeos com a família
Créditos: reprodução.

Cria do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e fenômeno nas redes, Raphael Vicente tem talento de sobra para roteirizar, produzir, dirigir, atuar, gravar e editar vídeos cômicos. As inspirações são variadas, fruto do repertório de quem está antenado com os fenômenos culturais de seu tempo. Já o elenco principal das produções, é a própria família. E é impossível não ser cativado por cada integrante desse núcleo familiar – a avó Maria, as dindas Luciene e Laudicea, a irmã Maddu, o sobrinho William e o cachorro Scott.

Divertidíssimo, Raphael começou a jornada como criador de conteúdo em 2014, no Vine, e se aventurou por diversas redes sociais. Mas foi no TikTok onde ele se encontrou. Também é bem ativo no Instagram e no Twitter, mantendo interação próxima com seus fãs.

@faveladospelomundo

Canal “Favelados Pelo Mundo” Desafia Relação Entre Classe e Viajar [VÍDEO]  - RioOnWatch
Créditos: reprodução.

O casal Marcelo Magano e Thamyra Thâmara são dois moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Eles compartilham suas experiências ao redor do mundo através do Instagram e do YouTube.

Marcelo é ator e Thamyra é jornalista. Juntos, eles são influenciadores de periferia que incentivam outros jovens da mesma realidade a viajarem mais, dando dicas de planejamento para economizar nos passeios e mostram como montar roteiros fora do circuito mais badalado.

@herdeiradabeleza

Bradesco apoia podcast que ensina maquiagem para deficientes visuais
Crédito: Divulgação

Foi em 2012 que o Herdeira da Beleza nasceu criado pelo jornalista de beleza e maquiador Tássio Santos . Começou com uma página para compartilhar dicas de maquiagem e logo depois se tornou um espaço de resistência e reflexão. Sempre houve uma preocupação em direcionar as postagens para a comunidade negra, pois ainda hoje é um nicho carente.

Ele mostra que a busca pela valorização da estética negra é um complemento fundamental na luta antirracista e a maquiagem é uma ferramenta importantíssima.

@papodepreta

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna
Reprodução Facebook

Elas abordam diversos assuntos como “feminismo negro”, “racismo”, “cabelo crespo”, “autoestima”, “mulher preta e relacionamentos”, “música e artistas negros”, “cinema”, “protagonismo negro”, “maquiagem e pele negra”, entre outros…

O conteúdo também repercute fora da internet. Elas já foram convidadas para participar de debates e palestras em escolas, faculdades e outros eventos.

@cacandoestorias

Contação de Histórias | Caçando Estórias
Créditos: Caçando Estórias

Caçando Estórias é uma abordagem artístico pedagógica e negócio social que foi criada há 13 anos pela educadora, escritora e contadora de estórias Kemla Baptista. Através desta abordagem são realizadas ações multidisciplinares que relacionam contação de histórias, literatura, audiovisual, criação de conteúdo para a internet, teatro de objetos, música e dança sempre através das africanidades. Uma iniciativa que como o próprio nome sugere, pretende conduzir a criança ao patamar de desbravadora do universo das tradições afro-brasileiras e agente criadora de arte.

@samuelgomes

SAMUEL GOMES - Grupo Companhia das Letras
Créditos: Companhia das Letras

Designer gráfico premiado pelo livro “Guardei no Armário”, que hoje dá nome ao seu canal no YouTube, no qual discute questões LGBTQIA+, sobre a vida na periferia e comunidade negra. Também faz palestras e cria conteúdo audiovisual.

Além disso ele é escritor, consultor de diversidade, professor, 1º Fundo Vozes Negras, LinkedIn Top Voice, palestrante, apresentador, creator, motion e publicitário.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?