6 marcas criadas por mulheres negras que você precisa conhecer!

Evidenciar e dar voz a negros e negras é o nosso papel! E mais uma vez a Revista Raça vem recheada de dicas para vocês. Nesta edição trouxemos lojas de roupas, sapatos e acessórios comandadas por empreendedoras negras incríveis!

Zâmbia

Zâmbia é fruto do sonho da designer de moda Vívian Ramos e do trabalho coletivo de artesãos, bordadeiras e costureiras da baixada fluminense, que fazem à mão todos os acessórios da marca. Criada em 2017, a marca utiliza pedras naturais, palha e madeira, são algumas das matérias-primas. “Com sensibilidade nos inspiramos em nossas vivências e nas experiências de mulheres reais para criarmos nossas coleções, buscamos trazer um design moderno, mas que contenha nossa essência em cada produto.”

Azulerde

A Azulerde surgiu em 2015 como teoria, mas foi apenas em 2017 que a marca tomou forma. A fundadora da marca, Karla Batista, mulher preta e pernambucana, idealizou um projeto que pudesse ser um ambiente de troca de ideias e processos criativos.

Xiu!

Pouca gente sabe, mas Tássia Reis é, além de cantora, dançarina e musicista, também formada em Tecnologia em Design de Moda. Por causa de sua paixão pela dança, ela costumava pensar figurinos e ia timidamente angariando referências. “Felizmente ou infelizmente, não consegui estágio na área. Quando me formei, decidi me dedicar apenas à música, pois esse caminho me parecia mais plausível, apesar de totalmente novo na época”, conta à ELLE. Por isso, não é surpresa que ela tenha lançado também uma grife própria, a XIU.

Baobá Brasil

Lançada em dezembro de 2006, a Ba-obá-Brasil é uma marca afro-brasileira, autoral e cosmopolita que fala da África a partir da perspectiva brasileira e das vivências de Tenka Dara, diretora criativa da label. As peças cheias de identidade são inspiradas na diversidade cultural africana, não só no continente, mas também na população que se espalhou pelo mundo, a diáspora africana.

A-AURORA

Investigando seu interesse por história, música, arte e pensamento crítico, a A-AURORA abraça sua herança cultural desenvolvendo acessórios de moda que propõem noções distintas de luxo, além de novas perspectivas e um olhar multidisciplinar promovidos por abordagens da diáspora. O rosto por trás da A-AURORA é Izabella Aurora Suzart, cujo seu segundo nome serviu como inspiração para o nome da marca.

370

Fundada por Glaucea Rodrigues a empresa 370, uma marca que surgiu em 2016 com o objetivo de criar peças versáteis e confortáveis. A metrópole é a principal fonte de inspiração; olhamos tanto para as cores e formas da cidade, quanto para o movimento diário das pessoas. As peças são confeccionadas atemporais, que se adequam a diversas situações cotidianas e a diferentes tipos de corpos. Além disso, a marca com tecidos ecológicos provenientes do reaproveitamento de garrafas PET.

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