88% dos paulistanos apoiam o uso de câmeras corporais pela PM
Uma recente pesquisa do Datafolha revelou que 88% dos residentes na cidade de São Paulo são a favor da implementação de câmeras corporais pelos policiais em seus uniformes.
Os resultados apontam que apenas 8% dos entrevistados na capital paulista se mostraram contrários à adoção dessa tecnologia, enquanto 3% afirmaram ser indiferentes em relação ao tema.
É notável que o suporte às câmeras corporais é amplo entre diversos segmentos da sociedade, abrangendo brancos, pardos e pretos, pessoas de diferentes condições econômicas, gêneros, e mesmo entre adeptos de diferentes posicionamentos políticos. Embora as margens de erro variem entre esses grupos, nenhum registrou menos de 79% de respostas favoráveis às câmeras.
A pesquisa também evidenciou que 81% dos entrevistados acreditam que os equipamentos devem ser utilizados por todos os policiais, enquanto 7% defendem uma ampliação do programa, mas não para todos os agentes. Por outro lado, 7% são contrários à ideia de que qualquer policial deva utilizar essa tecnologia, e 4% preferem a manutenção do programa com o número atual de equipamentos.
Importante ressaltar que as questões da pesquisa não fazem distinção entre policiais militares, civis e técnico-científicos, sendo que atualmente somente os PMs fazem uso desse tipo de tecnologia.
O levantamento foi realizado com 1.090 pessoas entre os dias 7 e 8 de março deste ano, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.