9ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
O Ministério da Cultura (MinC), Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Sabesp, Redecard e outras parcerias com Sesi, Consulado Francês, Instituto Francês e Centro Cultural Coreano no Brasil; com copatrocínio do IBT – Instituto Brasileiro de Teatro e a concretização do evento é da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc SP e Ministério da Cultura – Governo Federal, juntos exibem a 9ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.
Iniciada em 01 de março, vai até 10 de março de 2024. A Mostra está on e seu principal objetivo é se manter fiel ao caráter experimental, crítico, além de trazer obras de influências geográficas. São peças, nas quais os artistas se baseiam em suas origens territoriais, culturais e étnicas possibilitando diferentes investigações, interpretações teatrais e formas de idealizar a cena com o uso de músicas e determinados rituais.
Os espetáculos trazem trabalhos internacionais com a presença de artistas da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. No país temos a MITbr – Plataforma Brasil que internacionaliza as artes cênicas do país reunindo as linguagens contemporâneas e a pluralidade de temáticas. A programação apresenta dois eixos: Olhares Críticos e Ações Pedagógicas que juntas incentivam o público a refletir as artes cênicas, discutir sobre novas maneiras de produção e transmissão de conhecimento de base cultural.
Serão nove montagens internacionais, dez espetáculos na MITbr – Plataforma Brasil e uma estreia nacional na programação que ainda inclui debates, conversas e uma vasta grade de oficinas. O teatro Paulo Autran, localizado no Sesc Pinheiros será o local de abertura, com espetáculo Broken Chord (Acorde Rompido) realizado pelos artistas sul-africanos Thuthuka Sibisi e Gregory Maqoma.
Os idealizadores da Mostra, Antonio Araujo, diretor artístico, e Guilherme Marques, diretor geral e Rafael Steinhauser, diretor institucional, ator e gestor cultural, trazem trabalhos e atividades que abordam questionamentos sobre a atualidade, além de discussões de questões como: identidade, racismo, transfobia, colonialismo, conhecimento entre outros temas. Os destaques das apresentações estão nas peças que combinam performance de dança/música ao teatro.
Dez anos já se passaram desde a primeira edição em 2014, a MITsp já apresentou 158 espetáculos entre nacionais e internacionais, representando 46 países, em mais de 400 sessões, a um público aproximado de 170 mil pessoas e mais de 200 convidados e colaboradores em atividades, seminários, oficinas e debates, que enriquece ainda mais o universo cultural brasileiro.
Acompanhe a programação completa no site: mitsp.org
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: MITsp