Revista Raça Brasil

Compartilhe

Trans Corpo Ético

Raça Indica

Picture of Rachel Quintiliano

Rachel Quintiliano

Editora do Portal Raça. Jornalista e escritora com quase 30 anos de experiência, tanto na comunicação corporativa quanto da imprensa, especialmente imprensa negra. Autora do livro ‘Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia’. É responsável por planejar os conteúdos do portal, assegurando a linha editorial e estratégia narrativa do grupo RAÇA.

Trans Corpo Ético: poesia erótica trans preta, de Tiely 

Trans Corpo Ético

O primeiro livro de Tiely, publicado, é intenso e necessário. Essas foram as  duas primeiras palavras que vieram à minha mente quando terminei de lê-lo. Ele já publicou no “Cadernos Negros”, em outras coletâneas e outros projetos coletivos, mas esse talvez esteja inaugurando um passo importante na vida desse autor, que também é multiartista e que eu tive o privilégio de conhecer no final dos ano 90, nas rodas de hip hop na cidade de São Paulo. 

Assim como muitos autores negros, dedica o livro à família e a “[…] todes, todas e todos que sempre estiveram comigo e acreditaram na minha caminhada”. Para um homem trans, negro, da periferia, sem dúvida essa dedicatória tem um peso a mais. 

Publicado em 2021 pela Ciclo Contínuo Editorial, o livro, que tem apresentação e prefácio de Tanya L. Saunders e Erica Malunguinho, respectivamente, revela mais de 30 poesias, muito bem colocadas e com fotos e imagens que conferem mais dramaticidade para a obra. Aliás, tenho percebido isso nos últimos livros de poesia – o projeto gráfico tem sido um capítulo à parte.  

Sempre que indico um livro de poesia, sugiro a leitura preguiçosa com idas e vindas, conforme o humor do dia. Mas esse não. Vale ler de uma vez só, talvez em uma tarde de domingo, com ou sem companhia. É uma explosão e intensidade, que te leva ao deleite, à alegria e também à reflexão. 

Todas as poesias são surpreendentes, mas destaco Relógio Corpóreo, “Transição e Libido”. 

“[…] nesse corpo que afogo com meus beijos
TRANSformo em horas 

segundo de desejo”.

Trecho do poema Relógio Corpóreo. 

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias e no site da H2M Produtora. Vale também dar uma passadinha no instagram do autor (https://www.instagram.com/tielyqueen/

Mundo da Rua Podcast

Acompanhe também as sugestões de livros produzidos por pessoas negras, para pessoas negras e sobre pessoas negras, da nossa colunista Rachel Quintiliano, no podcast Mundo da Rua. No último episódio ela fala do livro Águas da Cabaça, de Elizandra Souza. 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?