Homens negros somam 100% das vítimas de violência policial na Bahia, aponta estudo
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o estado da Bahia teve um aumento de 47% no índice de letalidade policial em 2020
O número de pessoas mortas pela polícia na Bahia, subiu de 773, em 2019, para 1.137 em 2020, aponta estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre a letalidade policial no estado. As mortes contabilizadas na Bahia ultrapassaram estados como São Paulo, que teve 814 mortes, aproximando-se do Rio de Janeiro, que somou 1.239 perdas registradas.
Ainda de acordo com o estudo divulgado pelo Fórum, os dados indicam que homens negros somam 100% das vítimas de violência policial na Bahia. Ao Profissão Repórter, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino Barreto afirmou que houve uma mudança no comportamento dos policiais nas operações.
“Em 2020, a política era de fazer confronto. A política hoje não é mais de fazer confronto, é de operar com inteligência. E esse ano, no primeiro semestre, houve uma redução de 33% de mortes em confrontos com policiais”, afirmou.
O estado planeja adotar o uso de câmeras nos uniformes para monitorar as ações dos agentes de segurança.