Barbados elege primeira Presidente da República após independência
Sandra Mason, de 72 anos, foi eleita pelos cidadãos de ilha caribenha 55 anos depois de o país se tornar independente da Inglaterra
Barbados realizou a primeira eleição presidencial da história do país. Sandra Mason, primeira mulher a servir no Tribunal de Recursos de Barbados, foi escolhida pelos cerca de 280 mil habitantes como a primeira chefe de Estado depois que o país se separou da coroa britânica.
As eleições aconteceram na última quarta-feira (21), e a nova presidente do país toma posse no dia 30 de novembro. Mason trabalhava como governadora geral da ilha, cargo que lhe conferia o papel de representante oficial da rainha da Inglaterra, Elizabeth II. “A Câmara e o Senado se reuniram para eleger a primeira presidente de Barbados, outro marco histórico no caminho para a república”, tuitou o governo do país.
No final de setembro, o parlamento aprovou uma emenda constitucional que colocou fim na associação de Barbados à monarquia britânica. Nesse processo, a rainha Elizabeth perdeu a soberania sobre o país, que era um dos reinos da Commonwealth, que reúne as ex-colônias do Reino Unido.
Em discurso realizado após o rompimento com a coroa britânica, Sandra Mason afirmou que o país “não pode duvidar de sua capacidade para se autogovernar”. A ilha caribenha é uma das mais populosas e uma das mais frequentadas por turistas endinheirados. Além disso, é também o país onde nasceu a cantora Rihanna.
Primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, afirmou que espera que a eleição de Sandra Mason, como a primeira mulher presidente do país, leve a uma maior unidade na luta contra várias ameaças externas que podem afetar a ilha.